Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Câmaras frias estão sendo instaladas em unidades de saúde de Blumenau. Foram adquiridos 28 novos equipamentos para armazenar vacinas em Blumenau.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), vem trabalhando na instalação de 28 novas câmaras frias para as salas de vacina de unidades de saúde do município. A substituição vai aprimorar o processo de armazenamento de vacinas e imonobiológicos do município, além de proporcionar maior segurança de acondicionamento e […]

Publicado em 11/03/2020 às 07:30


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), vem trabalhando na instalação de 28 novas câmaras frias para as salas de vacina de unidades de saúde do município. A substituição vai aprimorar o processo de armazenamento de vacinas e imonobiológicos do município, além de proporcionar maior segurança de acondicionamento e evitar e reduzir perdas.

A instalação de 20 câmaras, que irão substituir as geladeiras de unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), já foram finalizadas. Para colocá-las em funcionamento, a Semus aguarda ainda a instalação do software nos equipamentos, pela empresa responsável, para que as geladeiras posam ser definitivamente substituídas.

Durante esta semana estão sendo instaladas as câmaras nos Ambulatórios Gerais que ainda não possuem o equipamento e na Farmácia de Alto Custo, onde também há conservação de medicamentos que necessitam de refrigeração. Durante o processo de instalação, as unidades podem ficar temporariamente com a sala de vacina sem funcionamento. Os usuários que tiverem necessidade podem procurar a sala de vacinação de outra unidade.

O processo de aquisição das novas câmaras foi finalizado em dezembro de 2019. Ao todo, 28 conservadoras foram adquiridas, sendo 20 delas com capacidade de armazenamento de 280 litros e outras oito, com 420 litros. O investimento para a melhoria das salas de vacina foi de R$ 432 mil, além das adequações necessárias estruturais para que as unidades pudessem receber o novo equipamento. As empresas vencedoras do processo de licitação foram Biotecno, responsável pelos aparelhos maiores e Elber Medical, fornecedora dos de menor capacidade de armazenamento.

Confira as unidades que estão recebendo o equipamento:

ESF ALFREDO HOESS – Vila Itoupava 
ESF ANGELO DE CAETANO – Fidélis
ESF ARÃO REBELLO – Velha Grande    
ESF ARMANDO ODEBRECHT – Itoupavazinha
ESF AUGUSTO CESAR VIANA – Água Verde
ESF AUREA PFUETZENREITER – Salto Weissbach
ESF FREDERICO JENSEN – Itoupavazinha
ESF GERALDO SHMIDT SOBRINHO – Salto do Norte
ESF GERMANO PUFF – Itoupava Norte
ESF GLODOALDO LINO AMORIM – Ribeirão Fresco
ESF GUSTAVO HASSE – Progresso    
ESF GUSTAVO TRIBESS – Tribess
ESF MARCO BARTH – Progresso     
ESF MARIA BAUMGARTNER – Glória     
ESF MARTIN VOLLES – Itoupava Central     
ESF NAIR NEVES – Passo Manso    
ESF ODILON DE CAETANO – Ponta Aguda
ESF PAULO PEDRO MAYERLE – Passo Manso    
ESF PEDRO KRAUSS – Vorstadt
ESF WILLIAM T. SCHURMANNI – Itoupava Central     

Ambulatório Geral Diogo Vergara – Badenfurt 
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann – Progresso
Ambulatório Geral Guilherme Jensen – Itoupava Central
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann – Velha Central
Ambulatório Geral Marilene de Aguiar – Escola Agrícola
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira – Fortaleza
Centro de Saúde Rosânia Machado – Farmácia