Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Câmara realiza sessão solene de entrega de moções de louvor e homenageia três pessoas e quatro entidades.

A Câmara de Vereadores realizou na noite de quinta-feira (11) uma sessão solene de entrega de moção de louvor, homenageando sete personalidades e organizações que contribuem com o desenvolvimento social e econômico do município. A solenidade, no Plenário da Casa, reuniu familiares, amigos e admiradores dos homenageados e foi presidida pelo vice-presidente do Legislativo, vereador […]

Publicado em 12/07/2019 às 11:57


Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB.

A Câmara de Vereadores realizou na noite de quinta-feira (11) uma sessão solene de entrega de moção de louvor, homenageando sete personalidades e organizações que contribuem com o desenvolvimento social e econômico do município. A solenidade, no Plenário da Casa, reuniu familiares, amigos e admiradores dos homenageados e foi presidida pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Bruno Cunha (PSB).


O vereador Professor Gilson de Souza (PSD) entregou a moção de louvor para o fotógrafo Eduardo Guilhon, pelo projeto “Um Novo Olhar”, voltado para famílias e pessoas com deficiências. Disse que conheceu o projeto no final do ano passado quando viu Eduardo fotografando as crianças do Programa Paradesporto de Blumenau. “O que mais me chamou a atenção foi o carinho e o amor com que o Eduardo tratava aquelas crianças. Percebi que esse trabalho não poderia passar despercebido. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho e continue a nos mostrar como essas crianças podem fazer as coisas diferentes”, desejou.

Eduardo Guilhon disse que era uma honra receber a homenagem. Contou  que quando conheceu o Programa Paradesporto de Blumenau percebeu que tinha a obrigação de mostrar aquele trabalho para o mundo e levar para cada lugar “um novo olhar” que passou ele também a ter sobre as pessoas com deficiências.

O vereador Professor Gilson também foi autor da homenagem ao Bike Patrulha, projeto desenvolvido pela Polícia Militar. “O Bike Patrulha ganhou o coração da nossa cidade, principalmente pelo seu jeito de atuar”, afirmou o parlamentar, enfatizando que o projeto é o modelo ideal para a agilidade e resultados que Blumenau precisa na área de segurança pública. 

O soldado Edoni Fonseca dos Santos Júnior falou em nome da equipe do Bike Patrulha. Assinalou que se trata de um serviço diferenciado especialmente porque os policiais ficam mais próximos da população. Ao agradecer a homenagem, o soldado ressaltou o apoio que o projeto recebe do comando da Polícia Militar e também da comunidade. “É uma honra estar aqui representado os meus colegas e entre projetos tão humanos como os apresentados aqui”, destacou. O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau acompanhou a solenidade e também participou da entrega da moção ao grupo do Bike Patrulha. 

O vereador Almir Vieira prestou a homenagem à Associação de Moradores da Velha Pequena, pelos seus 30 anos de fundação. Ele assinalou que a associação de moradores é uma entidade que faz parte da vida das famílias, especialmente quando é atuante, envolve a comunidade e desenvolve muitas atividades. Destacou o trabalho à frente da associação realizado pelo atual presidente,  Eliandro Ruskowski, a quem parabenizou e entregou a honraria. 

Ao agradecer a homenagem, Eliandro Ruskowski apresentou as diversas ações sociais, atividades e projetos desenvolvidos pela associação. “Agradeço imensamente esse reconhecimento, que para o nosso bairro é muito importante”, assinalou.

O vereador Almir Vieira também homenageou o senhor Arno Schwartz, pelos  35 anos dedicados à profissão de estofador de automóveis e pelo seu envolvimento com a comunidade do Bairro Fortaleza. “Seu Arno é uma figura folclórica da região da Fortaleza e é lembrado sempre pelo seu caráter, pela sua índole e capacidade de estar sempre próximo dos outros e ser um grande parceiro das ações da comunidade”, disse.

Ao agradecer a honraria o homenageado comentou sobre a grande e longa amizade com a família do vereador Almir Vieira. “Agradeço de coração essa homenagem e desejo muito sucesso à Câmara”, disse Arno.

O vereador Bruno Cunha foi autor da moção de louvor destinada ao Jeep  Club Blumenau, pelo projeto social “Rally da Inclusão”. Explicou que se trata de um evento para proporcionar aventuras e diferentes emoções a pessoas com deficiência e idosos. Contou que já foram realizadas duas edições beneficiando 240 pessoas e que além de mostrar outra perspectiva de vida às pessoas com deficiências, o evento já destinou R$ 20 mil ao Paradesporto de Blumenau, bem como muitos litros de leite e cestas básicas para outros programas e entidades sociais. “Vocês nos mostram que Blumenau pode ser cada dia mais inclusiva e que isso depende de cada um de nós”. 

Ricardo Oribka representou o Jeep Club na hora de receber a moção e de fazer os agradecimentos ao Legislativo. Ele lembrou de momentos e emoções vividas por algumas das 240 pessoas que participaram do evento. Enfatizou que é um evento 100% beneficente, porque tudo que é arrecadado é encaminhado para uma causa social. “O mais importante é que outros municípios já estão nos copiando. Quiçá um dia tenhamos o Rally Catarinense da Inclusão”, comentou. 

O Instituto Bem Animal foi outra entidade homenageada pelo vereador Bruno Cunha, pelo trabalho social prestado às políticas públicas de proteção animal. Ele ressaltou que o Instituto foi formado pelo grupo de voluntários em 2017, que há mais de uma década ajudavam animais abandonados. “Muitos queriam estar no meu lugar fazendo essa homenagem a vocês, porque vocês prestam este exemplar serviço em prol dos animais e da cidade. Eu fico muito feliz em poder prestar essa homenagem”.

A diretora do Instituto Bem Animal, Neuranei Bonfiglio, pontuou que no Brasil são mais de 30 milhões de animais abandonados nas ruas e que desse total 75% jamais irão encontrar um lar. Explicou que o Instituto não dá abrigo, porque acredita que é necessário trabalhar por outras formas de auxílio aos animais abandonados. “Trabalhamos pela conscientização sobre a guarda responsável e promovemos campanhas de esterilização com valores sociais, porque não adianta conscientizar pessoas que não têm condições financeiras para arcar com castrações”, salientou, ressaltando que o Instituto quer também contribuir com a produção de legislação para o bem estar animal. 

O vereador Adriano Pereira (PT) prestou sua homenagem ao senhor Alenir Oliveira da Silva, pelo seu envolvimento junto às associações de moradores de algumas regiões do município. O parlamentar destacou a participação de Alenir na Fundação da Associação de Moradores do Morro da Garuva, da Associação das Tatutibas, a da Rua Pôr-do-Sol e na criação do Estatuto das Associações de Moradores de Blumenau, bem como seu trabalho como conselheiro local de saúde nos últimos 14 anos. “É muito difícil descrever em tão pouco tempo uma trajetória de vida com tantos momentos importantes e especiais vividos, que envolvem a vida do Seu Alenir e de toda a comunidade. Por isso quero e expressar a minha admiração por ele e dizer que fico muito feliz em poder prestar essa singela homenagem”, afirmou. 

Alenir disse que a sua trajetória é humilde e que ao chegar num momento desses só tem que agradecer a todos que estiveram com ele na caminhada. “Agradeço a minha família, esposa, amigos, vizinhos, colegas de conselho e a essa Casa”, disse. Lembrou de sua luta pela implantação plena do Sistema Único de Saúde e convidou os vereadores a acompanhar as reuniões do Conselho para ver de perto as necessidades da comunidade na área, bem como contribuir na luta pela completa implementação do Sistema Único de Saúde da forma como o programa foi concebido. 

A sessão solene será reprisada pela TVL neste sábado (13) às 21h45, no canal 14 da Net. Também ficará disponível no site www.camarablu.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB.
Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB.