Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Câmara realiza reunião buscando estreitar relações com entidades.

A Câmara de Vereadores realizou uma reunião, na tarde desta quarta-feira (3) com representantes de entidades empresariais e de classe, buscando uma aproximação com essas lideranças em prol da cidade de Blumenau. O presidente Marcelo Lanzarin (MDB), o segundo secretário Professor Gilson (PSD), o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) e o diretor legislativo da Casa, Clesio […]

Publicado em 04/07/2019 às 09:30


Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB.

A Câmara de Vereadores realizou uma reunião, na tarde desta quarta-feira (3) com representantes de entidades empresariais e de classe, buscando uma aproximação com essas lideranças em prol da cidade de Blumenau. O presidente Marcelo Lanzarin (MDB), o segundo secretário Professor Gilson (PSD), o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) e o diretor legislativo da Casa, Clesio Fabeny, receberam o presidente do Sindilojas, Emílio Schramm, o gerente executivo da AMPE, Enio Luiz Bagattoli, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ulysses Kreutzfeld, e o presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Develon da Rocha.

No encontro, servidores do Legislativo repassaram informações a respeito do funcionamento de alguns processos e setores da Câmara de Vereadores. Também foram assinaladas ações que a Câmara vem desenvolvendo para se aproximar da sociedade, como o envio antecipado das pautas de votações para entidades, escolas públicas e particulares e associações de moradores, entre outras. 

O presidente Marcelo Lanzarin ressaltou que o objetivo da reunião foi aproximar a Câmara das entidades e, consequentemente, da comunidade. “Queremos estabelecer uma pauta conjunta, fortalecendo a região, particularmente Blumenau, buscando ações comuns para o bem da cidade. Temos percebido infelizmente um distanciamento ao longo do tempo e agora nosso objetivo é fazer um trabalho conjunto. Esse é o começo de uma aproximação para unir as pautas propositivas para a cidade, a fim de que tenhamos um caminho único a seguir”.

O vereador Sylvio Zimmermann disse que há anos tem defendido uma política de convergência, onde participe o poder Executivo, Legislativo e o setor produtivo, representado pelas entidades de Blumenau. “Defendo que a cidade tenha uma agenda coletiva a cumprir, para a que a cidade se desenvolva, tenha mais saúde, educação e segurança, mas fundamentalmente sejam perseguidos objetivos únicos para o desenvolvimento e progresso de Blumenau”.

Ao final da reunião, o presidente do Sindilojas, Emílio Schramm, disse estar entusiasmado com a ideia da aproximação do Legislativo com empresários. “Há momentos em que há uma rusga, e hoje no Brasil se fala muito mal dos políticos. Mas sem a política não chegamos a lugar nenhum. Temos que nos unir, políticos, empresários e o Executivo, evidentemente, para o bem de Blumenau. Reclamamos que a cidade é esquecida por parte do governo estadual e federal, mas precisamos dos políticos na busca de recursos, trilhando o mesmo caminho e tenho certeza que vamos chegar lá”.

Develon da Rocha, presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, assinalou que há tempos existe uma espécie de cabo de guerra na cidade, onde cada representação puxa para um lado. “Esse é o momento de mudar, nos unirmos em prol de uma cidade melhor. Podemos ver como o governo do Estado destinou verbas para várias regiões e o Vale do Itajaí ficou fora. Por isso precisamos ter essa união, juntamente com a Casa Legislativa, que abriu as portas aqui em Blumenau, e com todo o Vale Europeu, buscando recursos mas também procurando fortalecer as entidades, os associados e as pequenas e micro empresas”, enfatizou, acrescentando que a entidade vai se fazer presentes nos encontros do grupo de trabalho.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ulysses Kreutzfeld, citou que essa aproximação vai auxiliar no diálogo entre os setores público e privado, buscando diminuir a burocracia que engessa o desenvolvimento da cidade. “O setor público e o setor privado precisam e devem andar lado a lado. O setor público tem que ser um facilitador. O setor privado não procura que o setor público resolva seus problemas, mas sim que dê condições para que possa trabalhar, empregar e desenvolver seus negócios. Temos infinitas possibilidades no trade turístico e faltam apenas condições para que possamos realizá-las”, assegurou. Ele ainda destacou que considera a reunião um momento muito importante, pois a Câmara demonstrou que quer dar atenção e caminhar em conjunto com as diversas classes.

O gerente executivo da AMPE, Enio Luiz Bagattoli, também saiu otimista do encontro. “Foi gratificante o convite que recebemos e estamos felizes por terem levantado essa ideia de trabalharmos em conjunto. É essencial unirmos forças com o Poder Legislativo, que é quem faz as leis, em prol de tudo que é bom para Blumenau, para as entidades e para os blumenauenses”.

Após esse primeiro encontro, a intenção dos membros da Casa Legislativa é que a Câmara esteja representada na próxima reunião da Intersindical, onde também se buscará um diálogo para estreitar relações.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB.
Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB.