Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Câmara de Vereadores: Comenda do Mérito Duque de Caxias homenageia 11 profissionais da segurança pública que atuam em Blumenau.

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou nesta terça-feira (21) uma sessão solene para a entrega da Comenda Municipal do Mérito Duque de Caxias. A solenidade aconteceu no Plenário da Casa e homenageou 11 profissionais da área da segurança pública que fazem parte das Forças Armadas, das Polícias Militar e Civil ou do Corpo de Bombeiros Militar, que atuam em Blumenau e que se destacaram em suas atividades. A solenidade foi presidida pelo vereador Zeca Bombeiro (SD), e contou com a presença dos vereadores Oldemar Becker (DEM); Ricardo Alba (PSL); Adriano Pereira (PT); Jens Mantau (PSDB); Bruno Cunha (PSB); Professor Gilson (PSD); Sylvio Zimmermann (PSDB) e Alexandre Matias (PSDB). Veja os homenageados: Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB

Publicado em 22/08/2018 às 11:53


Câmara de Vereadores: Comenda do Mérito Duque de Caxias homenageia 11 profissionais da segurança pública que atuam em Blumenau.

Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou nesta terça-feira (21) uma sessão solene para a entrega da Comenda Municipal do Mérito Duque de Caxias. A solenidade aconteceu no Plenário da Casa e homenageou 11 profissionais da área da segurança pública que fazem parte das Forças Armadas, das Polícias Militar e Civil ou do Corpo de Bombeiros Militar, que atuam em Blumenau e que se destacaram em suas atividades.
A solenidade foi presidida pelo vereador Zeca Bombeiro (SD), e contou com a presença dos vereadores Oldemar Becker (DEM); Ricardo Alba (PSL); Adriano Pereira (PT); Jens Mantau (PSDB); Bruno Cunha (PSB); Professor Gilson (PSD); Sylvio Zimmermann (PSDB) e Alexandre Matias (PSDB).
O cabo Diego Maciel foi homenageado pelo vereador Ricardo Alba (PSL). O parlamentar registrou a história do policial militar e defendeu a atuação dos militares diante da criminalidade. “Diego, você e os demais policiais arriscam a vida de vocês para garantir a integridade física da população”, afirmou. O homenageado agradeceu a Comenda. “É uma honra receber a homenagem, mas não me envaidece porque nesta hora uma série de policiais estão trabalhando para garantir a segurança de todos”, ponderou. Destacou que acredita que são as pequenas ações de cada um que fazem a diferença.
O tenente coronel José Gamba Júnior recebeu homenagem do vereador Zeca Bombeiro (SD). O parlamentar lembrou que a história do Coronel Gamba começou na década de 90. “O senhor é merecedor dessa comenda por tudo que construiu ao longo dos anos e por comandar tão bem a corporação”, assinalou. O homenageado agradeceu. “O Corpo de Bombeiros no dia a dia desenvolve suas ações sem esperar reconhecimento. Fazemos tudo com muito amor, carinho e profissionalismo em prol da população”. Assegurou que uma homenagem como essa é sinal de que a corporação toda está no caminho certo.
O tenente coronel Jefferson Schmidt foi agraciado pelo vereador Oldemar Becker (DEM), que registrou a atuação do policial militar. “Os policiais, assim como os professores, são de muita importância, mas precisam de valorização”, comentou. Defendeu a conscientização dos jovens para que não sigam caminhos errados. O tenente coronel agradeceu a homenagem destacando a importância do Legislativo. “Eu tenho um carinho enorme pela Câmara de Blumenau, porque aqui estão os representantes legítimos do povo. São àqueles que devemos nossas atenções e esforços”, disse. Dedicou a homenagem a todos os militares que já passaram pela corporação.
O agente de polícia civil Antônio Fernando das Neves Filho foi o homenageado do vereador Adriano Pereira (PT), que destacou o currículo e um pouco da história de seu homenageado. “Sinto orgulho de homenagear você por tudo que já fez e ainda vai fazer pela cidade de Blumenau”, mencionou. Muito emocionado, o homenageado agradeceu a honraria. “É uma emoção muito grande o trabalho na policia comunitária. No ano passado não algemei ninguém, mas realizei palestra para 15 mil pessoas”, recordou.
O subtenente Edson Luiz David recebeu a honraria do vereador Jens Mantau (PSDB). O parlamentar parabenizou seu homenageado e lembrou os 35 anos de atuação na polícia militar. “Eu podia falar de vários prêmios que você recebeu, mas quero registrar todos os elogios que você recebeu. Em nome da Casa Legislativa, muito obrigado pelo que você fez pela cidade de Blumenau”, afirmou. O subtenente agradeceu a homenagem recebida. “É uma honra receber essa homenagem, por ser filho de militar e ter me dedicado a Blumenau, a cidade onde nasci”, afirmou.
O subtenente Rubens Emílio Stenger recebeu a homenagem do vereador Bruno Cunha (PSB), que foi entregue pelo vereador Professor Gilson (PSD). O parlamentar destacou a valorização do policial e professor homenageado. “Devemos valorizar nossos heróis de farda, porque são eles que defendem a comunidade nos momentos que precisamos”, argumentou. O homenageado agradeceu a Comenda. “A primeira palavra neste momento é gratidão e a segunda é superação. Penso que se superar é essencial em todos os momentos da nossa vida”, registrou.
O coronel Carlos Olímpio Menestrina recebeu homenagem proposta pelo vereador Jovino Cardoso (PROS), que foi entregue pelo vereador Professor Gilson (PSD). O parlamentar lembrou da catástrofe de 2008 que atingiu Blumenau e citou a atuação do homenageado,  que na época era Secretário de Defesa Civil da cidade. ”O senhor por muitas vezes garantiu segurança e nos passou tanta confiança que nos fez trabalhar nos abrigos com muita vontade. Depois olhávamos uns para os outros e nos questionávamos, quem reconstruiria nossa comunidade? E o senhor foi a Brasília buscar recursos para a cidade”, sustentou. O homenageado agradeceu a condecoração. “Todos nós, integrantes da segurança publica, juramos defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida. Essa homenagem não pode ser só nossa. Devemos dividir com aqueles que ombrearam conosco as missões a nós confiadas. Agradeço as palavras e parabéns a todos nós”, comentou.
O vereador Professor Gilson (PSD) também homenageou a tenente coronel Patrícia Maccari pelos serviços prestados à cidade de Blumenau. “Quando surgiu a oportunidade da homenagem a senhora foi a primeira que me passou pela cabeça pela honra e pela bravura com que defende a cidade”, justificou. Lembrou ainda de toda a batalha de Maccari para trazer o Colégio Militar para Blumenau. A homenageada agradeceu a Comenda recebida. “É uma satisfação receber a honraria, não pela minha pessoa, mas pelo Colégio Militar instalado em Blumenau. A cidade é a terceira do estado a receber o Colégio Militar e pretendemos ampliar o numero de alunos”, afirmou.
O subtenente Paulo Henrique de Almeida foi homenageado pelo presidente do Legislativo, vereador Marcos da Rosa (DEM). A honraria foi entregue pela chefe de gabinete Silmara Ferreira da Silva Miguel. “Poder te homenagear é uma grande honra porque a gente acompanha seu trabalho e sabemos que você traz segurança e esperança para o coração das pessoas”. O homenageado agradeceu . “A emoção é algo que não dá pra guardar no peito e a gente precisa externar. Na Velha Grande nós encontramos crianças de dez anos atuando da criminalidade. Então o trabalho comunitário junto à comunidade faz a diferença para mudar essa realidade”, relatou, complementando que a família é a célula embrionária da sociedade. 
O capitão Cristofer Tiemann recebeu a comenda das mãos do vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), que registrou a atuação do militar na cidade. “Eu o conheci na adolescência e ele já tinha características marcantes. Seu currículo é vasto apesar da pouca idade e com certeza terá muito a celebrar em sua carreira”, apontou. O capitão registrou sua gratidão em receber a homenagem. “É com orgulho e gratidão que recebo essa condecoração quee com certeza se estende a todos os heróis anônimos que se propõem e defender todos os dias a sociedade”, afirmou.
O delegado de Polícia Civil Egídio Maciel Ferrari foi homenageado pelo vereador Alexandre Matias (PSDB). O parlamentar lembrou da atuação de seu homenageado, que desvendou o sequestro de um menino de nove anos na cidade de Ilhota em 2014. “É importantíssimo que tenhamos momentos como o dia de hoje. Todas as pessoas que passaram por aqui hoje deram um depoimento de como são importantes em nossa comunidade”, afirmou. O homenageado agradeceu a honraria. “A homenagem não é apenas ao delegado Egídio, mas deve ser compartilhada com todos os policiais que deixam suas famílias em casa para defender a comunidade e assim diminuir os índices de criminalidade”, assinalou.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB