Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Câmara celebra o Dia do Vereador e presta homenagem a todos os parlamentares que fizeram parte do Legislativo Municipal.

Para celebrar o Dia do Vereador, nesta terça-feira, 1º de outubro, a Câmara presta amanhã uma homenagem aos atuais vereadores e também a todos os parlamentares que já fizeram parte do Legislativo blumenauense. A homenagem será realizada durante a sessão ordinária desta terça-feira e os primeiros homenageados serão os 15 vereadores da atual legislatura e […]

Publicado em 30/09/2019 às 03:21


Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB.

Para celebrar o Dia do Vereador, nesta terça-feira, 1º de outubro, a Câmara presta amanhã uma homenagem aos atuais vereadores e também a todos os parlamentares que já fizeram parte do Legislativo blumenauense. A homenagem será realizada durante a sessão ordinária desta terça-feira e os primeiros homenageados serão os 15 vereadores da atual legislatura e aproximadamente mais 30 integrantes das legislaturas passadas mais recentes.

No total serão homenageados aproximadamente 350 parlamentares. As honrarias serão entregues aos edis ou aos seus familiares – no caso daqueles já falecidos – nas demais sessões ordinárias de terça-feira do mês de outubro.

No Brasil o Dia do Vereador foi instituído pela Lei Federal Nº 7.212, de 11 de julho de 1984. Porém um Decreto de Lei mudou a celebração para o dia 1º de outubro porque foi nesta data que o ex-imperador do Brasil, Dom Pedro I, oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Marcelo Lanzarin (MDB), celebrar o Dia do Vereador tem o objetivo de valorizar a função do parlamentar e fortalecer o papel da instituição legislativa. “Queremos prestar homenagens ao ex-vereadores pelos relevantes trabalhos em prol da comunidade e também, desta forma, reconhecer a atividade legislativa dos atuais parlamentares”, enfatizou Lanzarin, assinalando que a homenagem visa também a aproximação cada vez maior da Câmara com a sociedade.

O cerimonial e a Diretoria Legislativa da Câmara estão fazendo um esforço concentrado para contatar todos os homenageados e seus familiares, no caso dos vereadores já falecidos.  

A primeira sessão da Câmara de Vereadores de Blumenau foi realizada no dia 10 de janeiro de 1883. Na época, o Poder Legislativo foi instituído no município com sete parlamentares. O primeiro presidente foi José Henrique Flôres Filho, que dá o nome ao Plenário. Além dele, os vereadores Luiz Sachtleben, Otto Stutzer, Jacob Zimmermann, Francisco Sálvio de Medeiros, José Joaquim Gomes e Henrique Watson, integraram a primeira legislatura.

Muitos cidadãos ilustres, habitantes de Blumenau foram vereadores, como o naturalista Fritz Müller, mundialmente reconhecido como colaborador do cientista Charles Darwin, e Ingo Wolfgang Hering, empresário da empresa Hering, que foi presidente do Poder Legislativo por 12 anos.

Ao longo deste quase um século e meio, mais de 350 vereadores passaram pela Câmara, com a responsabilidade de representar a comunidade e colaborar com os destinos de Blumenau.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB.
Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB.