Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

CAIXA INICIA ATENDIMENTO PARA LIBERAÇÃO DO SAQUE POR CALAMIDADE EM 14 CIDADES DE SANTA CATARINA

A CAIXA iniciou, pelo app FGTS, o atendimento para a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores residentes nos municípios catarinenses: Abdon Batista, Balneário Piçarras, Benedito Novo, Blumenau, Chapecó, Descanso, Doutor Pedrinho, Garuva, Itajaí, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Tijucas e Treviso, que tiveram suas casas atingidas por […]

Publicado em 11/09/2020 às 10:34


A CAIXA iniciou, pelo app FGTS, o atendimento para a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores residentes nos municípios catarinenses: Abdon Batista, Balneário Piçarras, Benedito Novo, Blumenau, Chapecó, Descanso, Doutor Pedrinho, Garuva, Itajaí, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Tijucas e Treviso, que tiveram suas casas atingidas por ciclone no final do mês de junho.

Terão direito ao saque os trabalhadores residentes nas áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal. O trabalhador deverá possuir conta com saldo positivo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para saque é de R$ 6.220,00.

O pedido de saque por calamidade pode ser realizado no aplicativo FGTS, opção Saque Digital, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência, como forma de prevenir a disseminação do Coronavírus.

Ao solicitar o saque pelo aplicativo FGTS, o trabalhador poderá́ indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

SAQUE 100% DIGITAL – APP FGTS

Em fevereiro de 2020, a CAIXA disponibilizou no app FGTS o Saque 100% digital para todas as modalidades previstas em Lei. O Saque digital traz comodidade e possibilita que o trabalhador tenha acesso aos recursos a que tem direito sem a necessidade de atendimento presencial.

O app está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

Segue orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:

  •   Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
  •   Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” – acessar a cidade;
  •   Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade; comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da calamidade havida em decorrência do desastre natural;
  •   Selecionar a opção para creditar o valor em conta da Caixa ou de outro banco informada e enviar a solicitação;

 O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado, de cinco dias úteis.

Os trabalhadores das regiões atingidas deverão encaminhar seus pedidos via aplicativo até o dia 20 de outubro, data limite para concessão do benefício.

App Saque FGTS

Ao solicitar o saque do FGTS pelo APP, o trabalhador poderá indicar uma conta de qualquer banco para receber os valores, sem nenhum custo. O trabalhador também poderá consultar os valores de seu FGTS já liberados para saque, fazer upload de documentos e acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.

Documentação necessária (originais):

  •   Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, passaporte, identidade funcional):
  •   Comprovante de residência (original e cópia) em nome do trabalhador, cônjuge, pais (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio), emitido nos meses de outubro, novembro ou dezembro/2019.
  •   Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).Consulta do saldo do FGTS:
    Para o trabalhador consultar o saldo do FGTS, a CAIXA disponibiliza o app FGTS (download nas principais lojas de aplicativos: Apple Store e Google Play), ou ainda no próprio site da CAIXA (www.caixa.gov.br) ou SMS FGTS.Considerando as recomendações sanitárias de isolamento social para contenção da disseminação do vírus COVID-19 e para oferecer mais comodidade e segurança, a CAIXA possibilitou que o trabalhador saque os seus recursos sem necessidade de atendimento presencial. Basta solicitar pelo app FGTS e indicar uma conta de qualquer instituição financeira para crédito do valor. É simples, fácil e seguro.O valor é limitado a R$ 6.220 por conta vinculada. O trabalhador não pode ter realizado saque do Fundo por situação de emergência ou estado de calamidade pública em período inferior a 12 meses.A lista dos endereços das áreas atingidas reconhecidas pode ser consultada na Defesa Civil do município ou no local de atendimento indicado.Como solicitar o saque FGTSNo app FGTS, fazer upload seguindo orientação constantes nas telas.
    •   Documento de identificação pessoal; e
    •   Quando solicitado pelo app FGTS, comprovante de residência em nome do trabalhador. Para atendimento na agência, onde serão prestadas orientação e suporte para efetivação dasolicitação do FGTS no aplicativo, a CAIXA orienta que o trabalhador leve:
    •   Documento de identificação pessoal;
    •   Carteira de Trabalho;

page2image15666560

  •   Comprovante de residência em nome do trabalhador;
  •   Cartão PIS/PASEP ou Cartão Cidadão (opcional).Regras para comprovação de endereço:
  •   Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos), emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade havida em decorrência do desastre natural;
  •   A prova de residência do trabalhador, cujo comprovante de endereço esteja no nome do cônjuge, ocorre pela apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável;
  •   O comprovante refere-se à residência habitual e fixa do titular, isto é, local do seu domicílio.Mais Informações: www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/

 Fale Conosco 0800 726 0207