Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Cachoeira de Concreto: espaço revitalizado será entregue nesta quinta. Escadaria que dá acesso à rua do antigo Frohsinn recebeu pintura artística que realça ainda mais a beleza do local.

Na próxima quinta-feira, dia 3, às 9h30, será feita a entrega da Cachoeira de Concreto, na escadaria do Morro do Aipim, na Rua Itajaí. A obra é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e o Movimento Tudo de Cor, uma iniciativa da Tintas Coral que já contribuiu com a […]

Publicado em 02/02/2022 às 04:00


Na próxima quinta-feira, dia 3, às 9h30, será feita a entrega da Cachoeira de Concreto, na escadaria do Morro do Aipim, na Rua Itajaí. A obra é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e o Movimento Tudo de Cor, uma iniciativa da Tintas Coral que já contribuiu com a revitalização de vários pontos no Brasil. 

A revitalização da escadaria do Morro do Aipim, que dá acesso à rua do antigo Frohsinn, visa destacar o local em meio à natureza, com uma arte que converge com o verde ao redor, chamando ainda mais a atenção de visitantes e moradores que por ali passam.  

“A intenção é que a Rua Itajaí se transforme no pórtico de entrada de Blumenau, mostrando a cultura e alguns dos principais atrativos do município, juntamente com o Museu Fritz Müller e a estação de Trem, além da nova Central de Atendimento ao Turista, que irá ser a referência para tudo que a cidade tem a oferecer”, relata o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel.   

A obra, que remete a uma cachoeira com peixes e demais elementos aquáticos, foi projetada e executada pela artista blumenauense, Elisa Joana da Silva. Foram utilizados cerca de 50 litros de tinta em um total de 120 degraus e as cores predominantes utilizadas foram o azul e o verde. O local também recebeu um novo corrimão, para garantir a segurança dos usuários.
  
“Com certeza é o maior projeto de arte que eu já fiz, o que é muito gratificante pra mim, tanto por extensão quanto por importância. Acho legal trazer mais cor pra cidade, principalmente num lugar que é cercado por natureza. Está sendo bem gratificante revitalizar um lugar que muitas vezes as pessoas não davam tanta importância. Mas agora, depois de revitalizado e bem cuidado, será melhor visto por todos. Acredito até que por sua beleza e por chamar bastante atenção, se torne um lugar instagramável e será cenário de muitas fotos”, comenta a artista.    

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destaca que a entrega da Cachoeira de Concreto traz cor não só para a escadaria, como também para a cidade. “Essa revitalização faz parte de um projeto maior de devolver espaços vivos para o convívio dos moradores e visitantes de Blumenau. Uma cidade que cuida dos espaços públicos de convivência, é uma cidade viva”, conta.

Em breve também será entregue o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) reformado e trazendo interatividade ao público, oferecendo ao visitante uma experiência única ao conhecer a cidade e suas curiosidades. Além dessas duas entregas, as melhorias por Blumenau não param e novos projetos começarão a sair do papel, buscando ainda mais beleza ao município.   

Tudo de Cor

O Tudo de Cor é um movimento sociocultural sustentável que acredita no poder da cor e busca levar transformação e cidadania para milhares de patrimônios culturais, comunidades e entidades em todo o Brasil, a partir de ações voluntárias de pintura e restauração.   
  
Ao longo dos 10 anos de história do movimento, mais de 1,8 mil projetos foram entregues, 10,1 mil imóveis renovados, 4,6 mil pintores engajados e 1 milhão de litros de tinta utilizados, mobilizando ao todo, mais de 45 mil voluntários.
  
O Movimento Tudo de Cor, já produziu parcerias em outras cidades pelo Brasil, como por exemplo, o Bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do país, que foi transformado em um ambiente ainda mais especial e colorido.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Foto Divulgação.