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BRK Ambiental destaca o uso dos canais emergenciais de atendimento para a solicitação de serviços

Como forma de garantir a operação e a manutenção de todas as instalações do sistema público de esgotamento sanitário em Blumenau, a BRK Ambiental, responsável por esse serviço no município, possui equipes dedicadas 100% do tempo para realizar atendimentos emergenciais 24 horas por dia, durante todo o ano. Para qualquer necessidade, como a solicitação de serviços, a concessionária mantém diversos […]

Publicado em 28/10/2020 às 08:00


Como forma de garantir a operação e a manutenção de todas as instalações do sistema público de esgotamento sanitário em Blumenau, a BRK Ambiental, responsável por esse serviço no município, possui equipes dedicadas 100% do tempo para realizar atendimentos emergenciais 24 horas por dia, durante todo o ano. Para qualquer necessidade, como a solicitação de serviços, a concessionária mantém diversos canais gratuitos de atendimento: o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas por dia; o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; o site e a página no Facebook.

Em 2020, a BRK Ambiental já realizou cerca de 750 atendimentos emergenciais, que contemplam a desobstrução de rede (286 atendimentos) e de ramal (339), e o reparo de rede (58) e de ramal (67). “Muitas vezes os clientes recorrem a outros meios e não há necessidade, pois temos agilidade nas demandas recebidas nos nossos canais de atendimento. Reforçamos também que essa é a forma mais indicada para a solicitação de qualquer serviço”, afirma Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK Ambiental em Blumenau. Com 10 anos de atuação, a concessionária já ampliou a cobertura de esgoto para 21 dos 35 bairros da cidade.

Como funciona o processo de atendimento?

            O processo inicia com a solicitação do cliente por meio das centrais de atendimento da BRK Ambiental. Após a abertura, o chamado é encaminhado automaticamente para uma equipe de plantão por um software de gerenciamento de Ordens de Serviço (OS). Instantaneamente, a equipe responsável recebe a solicitação do cliente, avalia o chamado, define os equipamentos e materiais necessários e inicia o deslocamento até o local do serviço. O tempo médio, entre o recebimento da OS de emergência pelas equipes e o efetivo início de atendimento, é de cerca de duas horas.

Utilização correta e cuidados com a rede de esgoto evitam transtornos que geram ocorrências emergenciais

Ao fazer a interligação das tubulações internas dos imóveis à rede pública de coleta de esgoto, é preciso estar bastante atento à importância de efetuá-la de forma correta, garantido o bom funcionamento da rede coletora, o que irá evitar os transtornos que geram ocorrências emergenciais.

Não conectar o sistema de coleta de água de chuva (calhas de telhado, ralos externos) na ligação de esgoto é fundamental para o bom funcionamento deste sistema. A água de chuva misturada ao esgoto prejudica o processo de tratamento e pode causar vazamentos em vias públicas, entupimentos e até mesmo retornar para dentro das residências. A água da chuva deve ser destinada diretamente à rede de drenagem pluvial.

Além disso, as redes coletoras de esgoto foram dimensionadas para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. “Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Blumenau é o descarte irregular de lixo nas redes e em ligações residenciais”, explica o gerente de operações.

Nesse sentido, é muito importante prevenir que materiais estranhos sejam levados para dentro da ligação de esgoto durante o processo de instalação ou alteração das tubulações internas dos imóveis. Itens como papelão, plásticos, pedaços de madeira, pedras e restos de construção causam obstruções e transtornos, como extravasamentos de esgoto para dentro de casa e nas ruas. Historicamente, por falta de cuidado adequado nas ações de interligação dos imóveis, o índice de obstruções e entupimentos é maior durante os primeiros meses da operação do novo sistema.