Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

BRK Ambiental destaca a importância do tratamento do esgoto para o processo de alfabetização de crianças e jovens

Em dez anos de atuação em Blumenau, concessionária ampliou a cobertura de esgoto para 21 dos 35 bairros do município A prestação dos serviços de coleta e tratamento de esgotamento sanitário inclui uma série de fatores fundamentais para a qualidade de vida da população. Entre as principais consequências da ausência do serviço, está o impacto no combate […]

Publicado em 19/01/2021 às 08:00


Em dez anos de atuação em Blumenau, concessionária ampliou a cobertura de esgoto para 21 dos 35 bairros do município

A prestação dos serviços de coleta e tratamento de esgotamento sanitário inclui uma série de fatores fundamentais para a qualidade de vida da população. Entre as principais consequências da ausência do serviço, está o impacto no combate à transmissão de doenças e o efeito na alfabetização de crianças e jovens. Dados do Instituto Trata Brasil informam que, no país, a diferença em anos de educação formal de um estudante com saneamento básico para um sem esse recurso é de aproximadamente 4,1 anos. Segundo relatório do Unicef de 2018, 24,8% dos jovens no Brasil estão em privação de saneamento.

Em Blumenau, com dez anos de atuação, a BRK Ambiental, concessionária responsável pela prestação do serviço público de esgotamento sanitário no município, já implantou redes de coleta de esgoto em 21 dos 35 bairros da cidade. Nos últimos meses, os serviços da concessionária foram disponibilizados para os clientes das transversais da Rua dos Caçadores e General Osório, beneficiando cerca de 2.100 famílias do Ribeirão da Velha.

“A ampliação da rede de esgoto é um importante fator para melhorar a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, de uma cidade, colaborando para o desenvolvimento local”, explica Cleber Renato, diretor da BRK Ambiental em Blumenau. Diariamente, mais de 19 milhões de litros de esgoto são tratados, contribuindo para a recuperação dos córregos e ribeirões do município, bem como do Rio Itajaí-açu.

No Ranking Nacional do Saneamento Básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em 2020, Blumenau segue como destaque entre as 100 cidades com melhores índices em saneamento do Brasil. Em comparação a outras cidades catarinenses, os blumenauenses conquistaram o segundo lugar, com Florianópolis em primeiro e Joinville em terceiro. E os planos de crescimento continuam: a concessionária avança de forma gradativa para levar a prestação dos serviços de esgoto para toda a área urbana da cidade, buscando a melhoria contínua do sistema já em operação e no atendimento ao cliente.

“É inegável que avançamos muito nos últimos 10 anos. Foram cerca de 400 km de redes implantadas e duas grandes e modernas estações de tratamento em operação, que garantem plenamente a qualidade do efluente que volta para o leito do Rio Itajaí-açu. Mas não podemos parar, por isso, o nosso objetivo é levar o benefício do esgoto coletado e tratado para toda a população de Blumenau o quanto antes”, completa Cleber.

Atualmente, a concessionária está com investimentos em andamento em transversais da Rua da Glória, como ruas Belo Horizonte e Grevsmuehl, no Bairro da Glória, e nas transversais da Rua São Valentim, no Bairro Itoupava Norte. Nessas regiões, serão implantados mais 13 km de redes coletoras e quatro estações elevatórias de esgoto, beneficiando 1.600 famílias.