Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Boletim Coronavírus Blumenau – 29/04/2020

Blumenau registra 195 casos confirmados de CoronavírusBlumenau soma nesta quarta-feira, dia 29, cento e noventa e cinco (195) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19).  Entre esses casos positivos, oito (08) encontram-se hospitalizados, com quatro (04) pacientes em enfermaria e quatro (04) em UTI. Outros cento e dezenove (119) casos com testes positivos estão em isolamento domiciliar, […]

Publicado em 30/04/2020 às 08:31


Foto: #BlogdoJaime

Blumenau registra 195 casos confirmados de Coronavírus
Blumenau soma nesta quarta-feira, dia 29, cento e noventa e cinco (195) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19).  Entre esses casos positivos, oito (08) encontram-se hospitalizados, com quatro (04) pacientes em enfermaria e quatro (04) em UTI. Outros cento e dezenove (119) casos com testes positivos estão em isolamento domiciliar, com estado de saúde estável. 
Além disso, sessenta e oito (68) casos que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.  

Prefeitura altera decreto para uso de máscara em crianças e pessoas com problemas respiratórios
A Prefeitura de Blumenau assinou nesta quarta-feira, dia 29, o decreto, nº 12.631, que libera do uso obrigatório de máscara crianças menores de dois anos, pessoas com problemas respiratórios ou inconscientes e pessoas incapacitadas ou incapazes de remover a máscara sem assistência. 
A nova normativa altera parte do texto do decreto nº 12.615, que orienta o uso obrigatório de máscara para todos os blumenauenses que saírem de casa. A alteração é baseada na contraindicação contida no documento “Orientações gerais – Máscaras faciais de uso não profissional”, da ANVISA, disponível em https://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+M%C3%A1scaras.pdf/bf430184-8550-42cb-a975-1d5e1c5a10f7

Secretaria de Educação segue distribuição dos Kits Alimentação Escolar
Mais 350 crianças matriculadas em Centros de Educação Infantil de Blumenau recebem nesta quinta-feira, dia 30, os Kits Alimentação Escolar. A entrega ocorre na região do Bairro Fortaleza e complementa a distribuição que também acontece nas Escolas Isoladas do Município. Além disso, as crianças atendidas pelo Programa Bolsa Família também já tiveram acesso aos itens, somando mais de 3.300 alunos beneficiados no Município.  
A expectativa é entregar mais de 13.974 kits para as crianças e adolescentes que preencheram cadastro demonstrando interesse em receber os produtos. Os Kits serão no valor aproximado de R$ 30 e além de produtos provenientes da agricultura familiar, terão alimentos de base seca como arroz, feijão, trigo, macarrão e biscoito. Na próxima semana, uma nova remessa será entregue para as famílias de outras localidades do município. 
Vale ressaltar que as famílias cadastradas receberão o Kit uma vez por mês durante o período de quarentena e cancelamento das aulas presenciais.

Confira abaixo a relação das Unidades que farão a entrega:
CEI Anilda Batista Schmitt
CEI Arno Bernardes
CEI Emília Piske
CEI Max Scheidemantel
CEI Proª Marlise S. Theiss.

Ambulatório da Vila Germânica registra 75 atendimentos  
Nesta quarta-feira, dia 29, 75 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Um dos pacientes atendidos apresentou a necessidade de encaminhamento para os hospitais da cidade. Além dos atendimentos, foram realizados 87 testes, abrangendo pessoas atendidas no Ambulatórios e encaminhadas para a Vila Germânica por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual 
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. Nesta quarta-feira, dia 29, 115 pessoas procuraram o atendimento virtual, com 40 chamadas registradas pelo 156, opção 2 e 75 registros via whatsapp. 
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
Já o canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.