Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Boletim Coronavírus Blumenau – 23/04/2020

Casos de CoronavírusBlumenau soma nesta quinta-feira, dia 23, cem (100) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivos, nove (09) encontram-se hospitalizados, com cinco (05) pacientes em enfermaria e quatro (04) em UTI. Outros trinta e um (31) casos com testes positivos estão em isolamento domiciliar, com estado de saúde estável. Além […]

Publicado em 24/04/2020 às 09:13


Casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta quinta-feira, dia 23, cem (100) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivos, nove (09) encontram-se hospitalizados, com cinco (05) pacientes em enfermaria e quatro (04) em UTI.


Outros trinta e um (31) casos com testes positivos estão em isolamento domiciliar, com estado de saúde estável. Além disso, sessenta (60) casos que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizados como recuperados.

Blumenau amplia participação no estudo nacional com o uso da hidroxicloroquina


Blumenau deve ampliar nos próximos dias a participação do município num estudo pioneiro que utiliza o medicamento hidroxicloroquina, aliado ou não à azitromicina, com a inclusão de pacientes em nível ambulatorial.
Uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau, o Hospital Santo Antônio e a AngioCor Cardiologia Blumenau incluiu a cidade no Estudo Coalizão Covid-19 Brasil, que reúne 80 hospitais do país, em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é realizar a pesquisa com 1.300 pessoas de todas as regiões do país.


O estudo é dividido em três braços: nos pacientes graves (aqueles que necessitam de oxigenioterapia ou respiração mecânica), com suspeita clínica ou confirmada de Coronavírus; pacientes de menor gravidade internados por Covid-19, (sem o uso de oxigenioterapia); e para os pacientes em nível ambulatorial, aqueles que não atendem aos critérios de internação, mas apresentam quadro leve ou sintomas suspeitos ao do novo Coronavírus.


Em Blumenau, 11 pacientes, enquadrados nos dois primeiros braços do estudo, já fazem parte da pesquisa, que registra sete casos com alta hospitalar e quatro ainda internados. A expectativa é que no prazo de sete a dez dias, o município iniciará o estudo com pacientes enquadrados no terceiro braço.


Para integrar o estudo, além da indicação médica, o paciente precisa estar de acordo em fazer parte da pesquisa. Neste terceiro braço, os casos serão divididos em dois grupos: um que será tratado com hidroxicloroquina e o segundo com uma substância conhecida como placebo. Todos os pacientes recebem acompanhamento telefônico da equipe médica, que além de monitorar o quadro clínico, fica à disposição para orientações.
De acordo com o Dr. Adrian Paulo Morales Kormann, um dos responsáveis pela pesquisa em Blumenau, os resultados servirão de embasamento científico para conhecer os efeitos da hidroxicloroquina. “Todos os estudos com este medicamento até agora foram feitos num número pequeno de pacientes e este, realizado no Brasil, será um estudo com poder estatístico para se ter uma resposta definitiva”, pondera.

Prefeitura irá adquirir 100 mil máscaras reutilizáveis
A Prefeitura de Blumenau irá adquirir 100 mil máscaras reutilizáveis, para distribuir a usuários de serviços de assistência social, estudantes da rede municipal de ensino e servidores. De acordo com a Secretaria de Administração, o investimento estimado é de aproximadamente R$300 mil, com recursos do Fundo Municipal de Saúde.
O edital do pregão presencial nº 034/2020  foi lançado nesta quinta-feira, dia 23, e está disponível no Portal da Transparência, no ícone Licitações, Contratos e Convênios; aba Acesso aos Editais de Licitação.
As propostas deverão ser apresentadas na próxima terça-feira, dia 28, às 10h, na Diretoria de Compras e Licitações, na sala 2, segundo andar, do prédio da Prefeitura.
A medida foi adotada para garantir o cumprimento do decreto municipal nº 12.615, que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras como forma de prevenção ao contágio por Covid-19 em Blumenau.

Secretaria de Educação inicia a distribuição dos primeiros Kits Alimentação Escolar
Cerca de 1500 crianças e adolescentes receberam nesta quinta-feira, 23, os Kits Alimentação Escolar e máscaras, distribuídos pela Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e Desenvolvimento Social (Semudes). O objetivo é atender famílias em situação de vulnerabilidade social neste período de pandemia decorrente do Covid-19. Na sexta-feira, 24, outros 1500 kits serão entregues, nas regiões do Garcia, Badenfurt e Itoupavas. Todos os beneficiados nestes dois primeiros dias fazem parte do Programa Bolsa Família.
Os kits para as famílias cadastradas no site da Prefeitura e que não recebem o benefício do Programa Bolsa Família serão entregues a partir da próxima semana, com cronograma que está sendo definido.

Atendimento virtual – Alô Saúde Blumenau
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561.


Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.


Já o canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 30 atendimentos
Nesta quinta-feira, dia 23, 30 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Três, dessas 39 pessoas, apresentaram a necessidade de encaminhamento para os hospitais da cidade. Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Fonte: Prefeitura de Blumenau