Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Boletim Coronavírus Blumenau – 20/03/2020 – 1ª Edição.

Casos CoronavírusBlumenau registrou nesta sexta-feira, 20, os dois (2) primeiros casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). São duas pessoas, de 29 e 72 anos que estão hospitalizadas e que tiveram registros de viagens nacionais. O caso confirmado de 29 anos já está em vias de receber alta, enquanto o de 72 anos está deixando a UTI. […]

Publicado em 20/03/2020 às 01:56


Foto: Divulgação.

Casos Coronavírus
Blumenau registrou nesta sexta-feira, 20, os dois (2) primeiros casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). São duas pessoas, de 29 e 72 anos que estão hospitalizadas e que tiveram registros de viagens nacionais. O caso confirmado de 29 anos já está em vias de receber alta, enquanto o de 72 anos está deixando a UTI. Nenhum dos dois casos apresentou a condição mais extrema, que exige o uso de respirador.

Devido à gravidade dos casos e à necessidade de informação para a tomada de decisão, ambos os exames foram realizados em um laboratório particular contratado junto ao Município, e agora seguem para confirmação junto ao laboratório oficial do Estado, o Lacen. Além disso, o diagnóstico foi complementado por exame de tomografia computadorizada, exame de imagem, que resultou compatível com diagnostico de Coronavírus.

Ao todo o município soma vinte (20) casos suspeitos, sendo três (3) deles já descartados e quinze (15) casos aguardando resultado. Os pacientes dos casos em investigação estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam as orientações de prevenção.

O Município reforça ainda que segue a busca pela contratação, com apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), de exames para o Coronavírus junto à rede privada, nos laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde e que tenham a possibilidade de entregar os resultados com maior agilidade.

Trânsito e Transportes
Diante da situação, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) está solicitando apoio junto à Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Estadual para estruturar barreiras de orientação nos principais acessos à cidade. Até momento não existe a intenção de realizar bloqueios, mas o Município busca reforçar as recomendações e a importância de se manter em casa para evitar o contágio com o Coronavírus.  Vale ressaltar que Blumenau possui 57 pontos de entrada e saída, além de rodovias estadual e federal cortando a cidade, o que inviabiliza o fechamento de todos os acessos.

Fonte: Prefeitura de Blumenau.

Foto: Divulgação.