Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Boletim Coronavírus Blumenau – 13/04/2020

Casos de CoronavírusBlumenau soma nesta segunda-feira, dia 13, setenta e um (71) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivo, nove (09) encontram-se hospitalizados, com três (03) pacientes em enfermaria e seis (06) em UTI. Os outros sessenta e dois (62) casos com testes positivos já passaram ou estão em isolamento domiciliar […]

Publicado em 14/04/2020 às 09:26


Casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta segunda-feira, dia 13, setenta e um (71) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivo, nove (09) encontram-se hospitalizados, com três (03) pacientes em enfermaria e seis (06) em UTI. Os outros sessenta e dois (62) casos com testes positivos já passaram ou estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam informações para garantir a prevenção.

Blumenau participa de estudo nacional com o uso da hidroxicloroquina


Blumenau, por meio de uma parceria entre o Hospital Santo Antônio e a AngioCor Cardiologia Blumenau, participa do Estudo Coalizão Covid-19 Brasil. Grandes hospitais do país, em parceria com o Ministério da Saúde, fazem parte da pesquisa, que utiliza o medicamento hidroxicloroquina, aliado ou não à azitromicina, para pacientes com o novo coronavírus em níveis moderados e graves.


O estudo será dividido em três braços: nos pacientes graves (aqueles que necessitam de oxigenioterapia ou respiração mecânica), com suspeita clínica ou confirmada de Coronavírus. Nestes pacientes será avaliada a eficácia da utilização da hidroxicloroquina, associada ou não à azitromicina. Um segundo braço do estudo envolve pacientes de menor gravidade internados por Covid-19, (sem o uso de oxigenioterapia). Nestes casos, será avaliado se a hidroxicloroquina é eficaz em melhorar o quadro respiratório.


No terceiro braço, aprovado nesta segunda-feira, dia 13, pelo Conselho Nacional de Saúde, os pacientes em nível ambulatorial, que são aqueles que não possuem critério de internação e que apresentam sintomas leves, receberão o tratamento de forma precoce. Vale lembrar que os testes e protocolos são todos sigilosos e que somente a equipe médica poderá aplicar a medicação.

Prefeitura retoma atividades 
A Prefeitura de Blumenau retomou suas atividades administrativas nesta segunda-feira, 13. Os critérios para cumprimento de jornada de trabalho e as medidas para garantir a segurança de servidores e da população, bem como evitar a propagação do Covid-19, estão definidos no Decreto 12.612.
Para evitar aglomerações e deslocamentos desnecessários, os setores adotaram a flexibilização de horários, escadas diferenciadas e frentes de trabalho remoto. Servidores com fatores considerados de risco pelo Ministério da Saúde, com 60 anos ou mais, bem como gestantes e lactantes permanecem exercendo trabalho remoto enquanto vigorar o decreto.

Praça do Cidadão atenderá de forma emergencial a partir desta terça
A Praça do Cidadão retomará o atendimento presencial de forma parcial e em caráter emergencial a partir desta terça-feira, dia 14, seguindo todas as recomendações para evitar o contágio da Covid-19. A medida tem o objetivo de garantir o distanciamento social e seguir as regras estabelecidas para evitar o risco de contaminação, como uso de máscaras pelos servidores que farão o atendimento ao público e disponibilização de álcool em gel 70%. Ainda assim, todos os serviços oferecidos na Praça estão disponíveis de forma eletrônica.
O atendimento presencial poderá ser agendado para retirada de documentos e processos em casos de comprovada necessidade. Documentos que não puderem ser enviados por e-mail, como plantas de imóveis e construções, por exemplo, poderão ser entregues em pacote fechado na Praça do Cidadão do Centro, contendo o número do processo.
Os agendamentos poderão ser feitos por e-mail ou Whatsapp, sendo no máximo cinco atendimentos por hora. O horário de funcionamento segue sendo das 8h às 17h.
Os contatos para agendamento são pracacidadao@blumenau.sc.gov.br, para a Praça do Centro; pracagarcia@blumenau.sc.gov.br, para a Praça da Intendência do Garcia; pracanorte@blumenau.sc.gov.br, para a Praça localizada no Vale Auto Shopping; e pracavila@blumenau.sc.gov.br, para a Praça do Cidadão localizada na Via Itoupava. Os telefones para agendamento pelo Whatsapp são 3381-6844 ou 3381-6845.
O contribuinte deverá indicar o nome completo da pessoa que irá presencialmente à Praça do Cidadão e o motivo pelo qual necessita do atendimento. Em caso de retirada de documentos e processos, o número do processo também deverá informado.
A confecção de carteiras de identidade está suspensa neste primeiro momento. A retirada das carteiras já prontas poderá ser feita também por agendamento pelo e-mail da respectiva praça onde o documento foi feito. 

Área Azul é suspensa temporariamente em Blumenau
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) manterá a cobrança de Área Azul suspensa em todo o município. Quem possui a notificação para pagamento, a popular “amarelinha”, pode aguardar a retomada dos serviços para quitação, mesmo em atraso.

Corredores de Ônibus
Os corredores de ônibus seguem liberados para os demais veículos durante todo o dia, até retornarem os serviços do transporte coletivo, com exceção do corredor da Rua Dois de Setembro. Vale ressaltar que o Decreto nº 554, assinado pelo Governador do Estado e que dispõe sobre novas medidas para enfrentamento ao Coronavírus em Santa Catarina estabelece que o transporte coletivo permaneça suspenso até o dia 30 de abril. Em Joinville, o transporte coletivo urbano também permanece suspenso depois do Tribunal de Justiça de Santa Catarina conceder efeito suspensivo neste domingo, 12, com base em recurso do Estado.

Orientações
A Prefeitura de Blumenau reforça a orientação para que as pessoas que não voltam a trabalhar nesta segunda-feira, dia 13, mantenham o isolamento social, evitando se deslocar sem necessidade. Nos casos em que os serviços estão sendo retomados, de acordo com a liberação prevista pelo Governo do Estado, a orientação é usar máscaras de fabricação caseira, higienizar as mãos de forma frequente com água e sabão ou álcool em gel além de evitar aglomerações. 

Prefeitura disponibiliza kits de alimentação escolar para alunos da rede municipal
A Prefeitura está adquirindo itens para compor kits de alimentação escolar que serão distribuídos para os crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Os kits serão compostos, exclusivamente, por produtos da agricultura familiar.
A entrega dos kits aos familiares será feita nas Instituições de Ensino (CEIs e Escolas) situadas em pontos estratégicos e seguirá os padrões necessários de higienização e distanciamento entre as pessoas.                                                 
O projeto será feito em duas etapas. A primeira será com a distribuição dos kits, adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e complementados com recursos próprios da Semudes para crianças e adolescentes cadastrados do Programa Bolsa Família.
A etapa seguinte da alimentação escolar será estendida para as famílias das crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, com orientação para que os interessados em retirar o kit (sendo este apenas com recursos do PNAE) preencham um formulário online, que estará disponível no site da Prefeitura a partir desta quarta-feira, dia 15.

Escolas e CEIs da Rede Municipal esclarecem dúvidas por telefone
Para facilitar o atendimento e garantir que as famílias de todos os alunos da rede municipal de ensino tenham acesso às informações sobre as atividades de aprendizagem não presenciais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) continuará disponibilizando atendimento por telefone durante a próxima semana. Todas as 124 instituições de ensino prestarão o serviço das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
O atendimento com o Alô Educação Blumenau também segue esclarecendo dúvidas e orientando os alunos, nos telefones (47) 99967-0399, para a Educação Infantil (CEIs), e no (47) 99727-2089, para o Ensino Fundamental (Escolas).

Atividades de aprendizagem não presenciais para alunos que não tem acesso à internet
Os alunos da rede municipal que não possuem acesso à internet (cerca de 6%) começaram nesta segunda-feira, 13, a retirar os materiais para realização das atividades de aprendizagem não presenciais diretamente nas instituições em que estão matriculados.
As atividades estão à disposição para retirada na Unidade Escolar, todas as segundas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com atendimento individual, em local aberto e mantendo distanciamento em filas.
O Decreto nº 554, assinado pelo Governador do Estado, determina que as aulas da rede municipal, bem como toda a rede pública e privada, devem ser retomadas após o dia 31 de maio.

Centralização do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus
O Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, que atende de forma centralizada no Setor 3 do Parque Vila Germânica, segue as atividades das 7h às 19h. Nesta segunda-feira, dia 13, 31 pessoas passaram pela estrutura, com um paciente apresentando a necessidade de encaminhamento para os hospitais da cidade.
A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Atendimento virtual – Alô Saúde Blumenau
A comunidade também pode contar com atendimento virtual para receber orientações ou tirar dúvidas, sem sair de casa. O Alô Saúde Blumenau conta com dois canais de comunicação, por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. Os atendimentos do Alô Saúde Blumenau pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município. Já o Whatsapp funciona 24 horas por dia. Nesta segunda-feira, dia 13, o Alô Blumenau registrou 60 atendimentos. 

Atendimentos em abrigo social
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) mantém as rotinas de atendimento aos moradores em situação de vulnerabilidade. Três espaços realizam o atendimento às pessoas adultas e/ou famílias em situação de abrigamento, oferecendo moradia, alimentação e higienização. Além do Abrigo Municipal, a Semudes, por meio de uma parceria com a Associação Família Feliz e com a Igreja Evangélica Livre (IEL) tem garantido reforço no atendimento.

Fonte: Prefeitura de Blumenau