Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Bodas de Diamante: 60 anos da Igreja Catedral São Paulo Apóstolo no centro de Blumenau. Veja a história da Catedral e da Torre da Igreja.

Uma Missa Solene vai acontecer às 19h30 com o Bispo da Diocese Don Rafael Biernaski. Antes deste horário, às 18h45 acontece a Novena de Nossa Senhora Desatadora de Nós que deve durar uns 30 minutos. Logo de depois da Missa Solene, haverá um grande jantar comunitário totalmente gratuito. Fotos #BlogdoJaime Fonte: http://www.catedraldeblumenau.org.br/catedral

Publicado em 25/01/2018 às 09:25


Bodas de Diamante: 60 anos da Igreja Catedral São Paulo Apóstolo no centro de Blumenau. Veja a história da Catedral e da Torre da Igreja.

Uma Missa Solene vai acontecer às 19h30 com o Bispo da Diocese Don Rafael Biernaski. Antes deste horário, às 18h45 acontece a Novena de Nossa Senhora Desatadora de Nós que deve durar uns 30 minutos. Logo de depois da Missa Solene, haverá um grande jantar comunitário totalmente gratuito.

Foto #BlogdoJaime

Foto #BlogdoJaime

Foto #BlogdoJaime

Foto #BlogdoJaime

 

Construída com pedras de granito vermelho e com vitrais que produzem em seu interior belos efeitos de iluminação e coloração, a igreja foi inaugurada em 1958 e projetada por Gottfried Boehm. Com uma torre de 45 metros de altura e três sinos eletrônicos. A catedral na época substituiu a primeira igreja construída na cidade e é um dos cartões-postais de Blumenau.

Acima da entrada principal estão esculpidas, em cedro, as imagens de Nossa Senhora, Cristo crucificado, São José e o Cordeiro Pascal. Simbolicamente elas representam a família, o perdão, a comunidade e o sacrifício.

Em uma solenidade realizada em 19 de dezembro de 2010 foi realizada a inauguração das reformas no presbitério. Construída antes do concílio Vaticano II e tendo sido elevada a igreja catedral, o suntuoso templo católico do Centro de Blumenau, especialmente o espaço litúrgico do presbitério ainda não se atualizara às novas orientações.

O artista sacro Claudio Pastro, foi o criador do novo perfil arquitetônico-litúrgico. Entre as mudanças realizadas estão: a mesa da palavra, que é feita com o mesmo mármore do altar; a cátedra episcopal, que caracteriza o lugar do bispo como mestre da fé; o crucifixo, fabricado em latão e banhado a ouro, pende do teto e situa-se sobre o altar; e por fim, a recondução do sacrário, feito de madeira e marfim, ao lugar anterior, logo atrás do altar.

 

No ano de 1854, chegaram a Blumenau os primeiros alemães católicos. Oito deles eram austríacos. No ano de 1864, foi construída a primeira capela. Pe. Alberto Francisco Gattone, primeiro pároco de Gaspar, orientou e incentivou a construção. Esse sacerdote atendia também Blumenau. No dia 25 de janeiro de 1865, foi celebrada a primeira missa. Realizou-se nessa data também a primeira festa em honra do padroeiro São Paulo Apóstolo.

Em setembro de 1868, foi abençoada a pedra fundamental da Igreja Matriz. De 1869 a 1871, a capela é atendida pelo Pe. Guilherme Antonio Roemer. Quando de passagem, Pe. João Maria Cybeo, missionário jesuíta, atendia a população católica. Pe. Carlos Boegershausen, pároco da Colônia Dona Francisca, em Joinville, muitas vezes vinha a Blumenau ajudar no atendimento pastoral.

Pela Lei Provincial 694, de 31 de julho de 1873, foi criada a Freguesia de São Paulo Apóstolo.

Em 1876, chegou a Blumenau o Pe. José Maria Jacobs, que, pouco depois, assumiu o cargo de primeiro pároco.

No dia 24 de dezembro de 1876, foi dada a bênção da Matriz, projetada pelo arquiteto Henrique Krohberger. Em 1878, o Bispo do Rio de Janeiro erige a Paróquia São Paulo Apóstolo.

Em março de 1892, chegaram em Blumenau os primeiros franciscanos: Frei Lucínio Korte e Frei Zeno Walbroehl. Coube-lhes dar continuidade aos trabalhos iniciados na paróquia e no Colégio São Paulo. No dia 02 de dezembro de 1923, foi feita a bênção da pedra fundamental para o aumento da Matriz e, no dia 15 de agosto de 1926, o bispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira celebrou solene consagração do novo templo. Na Páscoa de 1927, foi inaugurado o órgão de tubos e, em 1928, foram abençoados os três novos sinos, dedicados a Jesus Cristo, Maria Santíssima e São José. Dez anos depois, com grande sucesso, foram realizadas missões populares.

No dia 24 de maio de 1953, foi celebrado o lançamento da pedra fundamental da nova Matriz (atual Catedral). O arquiteto Gottfried Boehm fez o projeto. Três anos depois, foi dada a licença para a bênção de parte da nova construção e demolição da antiga igreja. No dia 25 de janeiro de 1958, realizou-se a cerimônia da consagração da nova e suntuosa Igreja Matriz. Nessa ocasião, o bispo Dom Gregório Warmeling celebrou sua primeira missa pontifical. Pe. Frei Brás Reuter, verdadeira alma da grande construção, dirigiu inesquecível mensagem. No dia 01 de junho de 1963, foi inaugurada torre e foram concluídas as obras.

No dia 19 de abril do ano jubilar 2000, com a criação da Diocese de Blumenau, a Matriz São Paulo Apóstolo foi elevada a Catedral.

http://www.catedraldeblumenau.org.br/catedral