Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Eventos
  • Oktoberfest

Blumenauer Schuhplattler será atração da Rota de Lazer de Blumenau no domingo, dia 15 às 10h na Rua XV.

A Oktoberfest tem tudo a ver com as danças folclóricas. A festa deu o impulso necessário para que vários grupos fossem criados não apenas em Blumenau, como em toda a região. É o caso do Blumenauer Schuhplattler, que realiza ensaio dentro da programação da Rota do Lazer de Blumenau no próximo domingo, 15 de outubro. Acredita-se que o Schuhplattler pode ser a dança mais antiga praticada na Europa. Sua origem remonta ao período Neolítico (3.000 AC), onde a execução de sapateado nas danças dos ilírios e celtas possuía um valor religioso. Teve algumas mudanças na essência e no sentido, mas a coreografia da dança permaneceu quase a mesma, até os dias atuais. Em 2011, o Original Altenberger Schuhplattler da Áustria esteve em Blumenau para a Oktoberfest. Seus integrantes foram recebidos pelos folcloristas do grupo Blumenauer Volkstanzgruppe e, com o grupo do Centro Cultural 25 de Julho, organizaram um workshop de Plattler para os interessados. Após este intercâmbio e de conhecer o Shuhplattler do Original da Áustria, um grupo de jovens ligados ao Volkstanzgruppe se interessou pela dança. No ano seguinte, começava a tomar forma o Blumenauer Schuhplattler. O ensaio do domingo será aberto: todos os interessados poderão dançar com os integrantes do grupo, numa integração entre os dançarinos, público e turistas. Em março, a Rota do Lazer passou a contar com ensaios abertos dos grupos folclóricos, numa promoção realizada em parceria entre SINDILOJAS Blumenau, Plaza Blumenau Hotel e a Associação de Grupos Folclóricos do Médio Vale. A ideia é aproximar nossa comunidade da Cultura, do Folclore e das Tradições no Centro da cidade de Blumenau. As apresentações contam com patrocínio do SINDILOJAS Blumenau e apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região e do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau. Foto divulgação.

Publicado em 13/10/2017 às 11:06


Blumenauer Schuhplattler será atração da Rota de Lazer de Blumenau no domingo, dia 15 às 10h na Rua XV.

Foto divulgação.

A Oktoberfest tem tudo a ver com as danças folclóricas. A festa deu o impulso necessário para que vários grupos fossem criados não apenas em Blumenau, como em toda a região. É o caso do Blumenauer Schuhplattler, que realiza ensaio dentro da programação da Rota do Lazer de Blumenau no próximo domingo, 15 de outubro.

Acredita-se que o Schuhplattler pode ser a dança mais antiga praticada na Europa. Sua origem remonta ao período Neolítico (3.000 AC), onde a execução de sapateado nas danças dos ilírios e celtas possuía um valor religioso. Teve algumas mudanças na essência e no sentido, mas a coreografia da dança permaneceu quase a mesma, até os dias atuais.

Em 2011, o Original Altenberger Schuhplattler da Áustria esteve em Blumenau para a Oktoberfest. Seus integrantes foram recebidos pelos folcloristas do grupo Blumenauer Volkstanzgruppe e, com o grupo do Centro Cultural 25 de Julho, organizaram um workshop de Plattler para os interessados.

Após este intercâmbio e de conhecer o Shuhplattler do Original da Áustria, um grupo de jovens ligados ao Volkstanzgruppe se interessou pela dança. No ano seguinte, começava a tomar forma o Blumenauer Schuhplattler.

O ensaio do domingo será aberto: todos os interessados poderão dançar com os integrantes do grupo, numa integração entre os dançarinos, público e turistas. Em março, a Rota do Lazer passou a contar com ensaios abertos dos grupos folclóricos, numa promoção realizada em parceria entre SINDILOJAS Blumenau, Plaza Blumenau Hotel e a Associação de Grupos Folclóricos do Médio Vale.

A ideia é aproximar nossa comunidade da Cultura, do Folclore e das Tradições no Centro da cidade de Blumenau. As apresentações contam com patrocínio do SINDILOJAS Blumenau e apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região e do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau.

 

O quê: ensaio aberto do Blumenauer Schuhplattler

Onde: Rua XV de Novembro, altura do n º 693 (Banrisul/Café Paris)

Quando: dia 15, domingo, às 10h

Quanto: gratuito