Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos
  • Esportes

Blumenau vai sediar Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. Competição mais importante do Brasil na modalidade individual ocorrerá hoje e amanhã dias 2 e 3 de dezembro.

Nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, Blumenau vai sediar uma das competições mais importantes do paradesporto nacional, o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. Mais de 70 paratletas de todo o país virão para a cidade durante nessa semana para competir por medalhas na modalidade individual, em diversas categorias. Entre eles, estarão também campeões paralímpicos da Rio 2016. Este ano Blumenau trará uma atração nova para o Campeonato, com as "Vivências Paralímpicas". Conforme explica a coordenadora do Paradesporto Escolar de Blumenau, Giselle Margot Chirolli, a equipe do programa vai disponibilizar as modalidades de bocha, atletismo, tênis e basquete sobre rodas para serem experimentadas pelo público que visitar a competição.

Publicado em 02/12/2016 às 07:03


Blumenau vai sediar Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. Competição mais importante do Brasil na modalidade individual ocorrerá hoje e amanhã dias 2 e 3 de dezembro.

Foto arquivo #BlogdoJaime

Foto arquivo #BlogdoJaime

Nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, Blumenau vai sediar uma das competições mais importantes do paradesporto nacional, o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. Mais de 70 paratletas de todo o país virão para a cidade durante nessa semana para competir por medalhas na modalidade individual, em diversas categorias. Entre eles, estarão também campeões paralímpicos da Rio 2016.

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Associação Nacional do Desporto para Deficientes (Ande), em parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), o evento ocorrerá no setor 2 da Vila Germânica e tem abertura marcada para as 8h45 da sexta-feira, dia 2.

Segundo o diretor técnico da Ande, Felipe Jacovazzo, além de evidenciar a importância do paradesporto para o desenvolvimento dos atletas, a competição é um celeiro de talentos que poderão ser selecionados para a seleção brasileira de bocha paralímpica. “Na competição, que é de altíssimo nível técnico, representantes do CPB virão observar os atletas que poderão vir a representar o Brasil”. Além disso, os três primeiros colocados em cada categoria terão direito à bolsa-atleta oferecida pelo governo federal para que possam continuar com seus treinamentos.

Esse é o quarto evento esportivo de bocha sediado em Blumenau. Nos anos anteriores, o município sediou duas edições do Sul Brasileiro, classificatório para o nacional, e no ano passado, recebeu a Copa Brasileira de Bocha de Pares. “A cidade oferece um apoio muito importante na realização destes eventos, em termos de logística e estrutura. Prova disso é o aumento do número de participantes nas competições. E por isso decidimos trazer o Brasileiro pra cá e no ano que vem pretendemos trazer novamente o Regional Sul de bocha”, revela o diretor.

Este ano Blumenau trará uma atração nova para o Campeonato, com as “Vivências Paralímpicas”. Conforme explica a coordenadora do Paradesporto Escolar de Blumenau, Giselle Margot Chirolli, a equipe do programa vai disponibilizar as modalidades de bocha, atletismo, tênis e basquete sobre rodas para serem experimentadas pelo público que visitar a competição. “O objetivo é que pessoas sem deficiência, ou mesmo com deficiência e que ainda não experimentaram os benefícios do esporte, possam sentir como é o paradesporto”, explica.

A disputa tem encerramento previsto para as 17h do sábado, dia 3. Toda a comunidade está convidada a prestigiar os atletas. A entrada é gratuita. O evento conta ainda com o apoio da Fundação Municipal de Desportos, do Parque Vila Germânica, da Fundação Pró-Família, UNIMED, Fácil Comunicação Visual, SCS e JC Sonorização, CRW Som e Telão, Cuka Filmes, Executivo Transportes e RBS TV.

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith