Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Blumenau sobe 67 posições no Ranking Nacional de Saneamento Básico. Índice foi divulgado no final de julho e considerou os 100 maiores municípios do País.

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, divulgou no final do mês de julho o novo Ranking Nacional do Saneamento Básico evidenciando as melhores cidades com índice em saneamento do País.  A Prefeitura de Blumenau, por meio do Serviço Autônomo Municipal de água e Esgoto (Samae) se destacou por subir 67 posições […]

Publicado em 12/08/2019 às 04:24


Foto: Divulgação.

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, divulgou no final do mês de julho o novo Ranking Nacional do Saneamento Básico evidenciando as melhores cidades com índice em saneamento do País.  A Prefeitura de Blumenau, por meio do Serviço Autônomo Municipal de água e Esgoto (Samae) se destacou por subir 67 posições no ranking entre 2012 e 2017, com indicadores positivos de atendimento de água, coleta e tratamento de esgotos, índice de perdas e investimentos.

Além disso, Blumenau ficou em primeira colocação com melhor índice de atendimento urbano de água, ao lado de 44 municípios brasileiros por promover o acesso adequado ao abastecimento de água associada à quantidade de economias residenciais ativas. O indicador mostra qual a porcentagem da população do município é atendida com abastecimento de água. Portanto, quanto maior for essa porcentagem melhor classificado o município no ranking.

André Espezim, diretor-Presidente do Samae, reafirma a necessidade da universalização dos serviços de saneamento. “Este ranking demonstra claramente que sem o engajamento e o comprometimento dos governos não há como atingir o desenvolvimento sustentável nos municípios. Em Blumenau, avançamos muito na questão do tratamento e disposição final dos esgotos sanitários. Até 2010 apenas 4,8% do esgoto de toda a cidade era coletado e tratado. Atualmente atendemos 19 bairros, mais de 160 mil clientes e 19 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente”, conta.

O Ranking
O Ranking do Instituto Trata Brasil é realizado anualmente. Para este ano, foram considerados os 100 maiores municípios do Brasil, conforme estimativa populacional de 2017 e os dados do Ministério do Desenvolvimento Regional pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano base 2017.

A base de dados utilizada para elaborar o ranking é a mais completa sobre o setor no Brasil, reunindo informações de prestadores estaduais, regionais e municipais de serviços de acesso à água, coleta e tratamento de esgoto, além de resíduos.

Foto: Divulgação.