Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Blumenau retoma agendamento de consultas eletivas na atenção básica

Unidade de referência pode ser consultada no aplicativo Pronto Mobile. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) informa que, a partir desta terça-feira, dia 22, serão retomados os agendamentos de consultas eletivas na atenção básica. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também voltam a fazer atendimento de acordo […]

Publicado em 22/02/2022 às 08:10


Unidade de referência pode ser consultada no aplicativo Pronto Mobile.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) informa que, a partir desta terça-feira, dia 22, serão retomados os agendamentos de consultas eletivas na atenção básica. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também voltam a fazer atendimento de acordo com suas áreas de abrangência.

Ao longo da semana, usuários podem agendar consultas e outros tipos de atendimentos, na sua unidade ESF, pelo telefone ou ainda pelo aplicativo Pronto Mobile, sem a necessidade de sair de casa. No mês passado, por conta do aumento do número de casos de Covid-19 na cidade, a Semus suspendeu temporariamente o agendamento das consultas eletivas durante 30 dias. A medida não afetou os atendimentos na Policlínica Lindolf Bell.

Atendimento por territorialidade
A partir desta terça-feira, dia 22, as pessoas que necessitarem de atendimento para casos de síndromes gripais e suspeita de Covid-19 também devem procurar a unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG) de referência. Para saber qual é a unidade de referência, o usuário pode baixar o aplicativo Pronto Mobile e clicar no menu “Agendamentos”. O aplicativo está disponível para smartphones iOS e Android.

A territorialização dos atendimentos é preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) que serve para organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecendo o território, as equipes de saúde que atuam nos bairros podem elaborar estratégias para atender a população da localidade.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

Foto: Michele Lamin