Notícias de Blumenau | Bom dia! Sexta, 29 março 2024
Pesquisar
Close this search box.
22 jun, 2021

Blumenau registra 200 novos casos de Coronavírus

Destaques

Blumenau registrou 200 novos casos ontem segunda-feira.

Nenhum óbito por #covid.
UTIS com ocupação de 71,2%.


Blumenau registra nesta segunda-feira, dia 21, um total de 56.354 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 200 a mais do que registrado no último domingo, dia 20, quando o município contabilizava 56.154 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, oito foram por meio de RT-PCR, 171 por teste antígeno e 21 por sorológico.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 202.025 testes para Covid-19. Somente nesta segunda foram processados 777 exames. Entre os casos positivos, 1005 pacientes estão em tratamento. Destes, 928 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 98 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 47 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 51 em enfermaria. Destes na UTI, 39 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e oito pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é 71,2% em relação a capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 39 pacientes de Blumenau (38 confirmados e um em análise) e 12 de outros municípios (todos confirmados), com taxa de ocupação de 28,8%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 389 atendimentos, com 90 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 54.802 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Prefeitura atualiza casos positivos de Covid-19 na educação
Nesta segunda-feira, dia 21, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), atualizou os números de professores, colaboradores e alunos com resultado positivo para Covid-19 nos educandários. Entre o dia 14 e 18 de junho, 24 instituições de ensino foram atendidas.

Neste período, 21 professores, quatro trabalhadores e 18 alunos tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus. Os dados incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.

Dos 36 mil alunos da rede municipal, apenas dois estudantes tiveram diagnóstico positivo para o vírus – equivalente a 0,01%. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, apenas 14 tiveram diagnóstico positivo – o que representa 0,42%.

De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.

O que é quebra de barreira?
A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.

Agenda de vacinação contra a Covid-19 tem vagas esgotadas para esta terça-feira, 22, em Blumenau
As vagas de agendamento para a vacina contra o Coronavírus para esta terça-feira, 22, estão esgotadas em Blumenau. A agenda, aberta às 13h30 desta segunda-feira, 21, comportava vagas para pessoas com 49 anos ou mais, além dos grupos prioritários, como, por exemplo, gestantes, puérperas, lactantes que amamentam bebês até seis meses, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, profissionais da educação e das forças de segurança e salvamento. Com o preenchimento de vagas, somente quem conseguiu fazer o agendamento receberá a vacina no Setor 1 do Parque Vila Germânica.

Vale ressaltar que a expectativa do município é continuar a vacinação com a abertura de novas agendas já nos próximos dias. A liberação, no entanto, está vinculada ao envio de outras remessas do imunizante por parte do Governo do Estado.

Blumenau já aplicou 148.632 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta segunda-feira, dia 21, foram aplicadas 2.028 vacinas da primeira dose e 13 de segunda dose. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização. Blumenau já aplicou 148.632 vacinas entre 1ª e 2ª doses.

Alô Saúde Blumenau
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). O canal possibilita a população esclarecer dúvidas sobre sintomas na pandemia de Coronavírus. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Central de Monitoramento
Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus diariamente, das 8h às 17h.
Atendimento Rápido Covid-19

A Central de Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica atende de segunda a sexta-feira, das 7h até as 22h e aos sábados e domingos, das 7h às 19h. O local é referência na região central da cidade para demandas relacionadas à Covid-19.

Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 segue sendo oferecido nos Ambulatórios Gerais da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Atendimento Clínico
De segunda a sexta-feira, o atendimento de casos clínicos não relacionados Covid-19 é oferecido nos AGs Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), das 7h às 24h. Nos AGs do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt o atendimento a estas demandas não relacionadas ao Coronavírus acontece nos dias de semana, das 7h às 21h.

No fim de semana, o atendimento de casos clínicos, não relacionados ao Coronavírus seguem sendo oferecidos no AG Velha e AG Garcia aos sábados, das 7h ao 12h. Demandas que não sejam de urgência/emergência podem ser direcionados às duas unidades.

A atuação dos AGs em horário diferenciado tem por objetivo garantir que o diagnóstico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os prontos-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento é priorizado para situações mais graves.

Somente nesta segunda, dia 21, a Central na Vila Germânica fez 706 atendimentos e 432 coletas para exames.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Atendimento ambulatorial deste fim de semana segue nos AGFs Garcia, Velha e...

Bom dia… Mensagem do Padre João Bachmann para hoje, sexta-feira, dia 29/03/...

Seletiva do Projeto Hellow premia 100 jovens com curso de programação gratu...

População de Blumenau pode ter atendimento jurídico gratuito na FURB

Últimos Vídeos

SEXTA-FEIRA SANTA, SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO, MORTE DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

8 visualizações • 0 dias atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.