Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Blumenau registra 173 óbitos por Coronavírus

Blumenau registrou nesta quinta-feira, dia 19, mais dois óbitos, somando agora 173 mortes por Coronavírus no município. Uma das vítimas foi um homem de 68 anos, que estava internado desde o dia 4 de outubro em UTI. A outra vitima foi uma mulher de 82 anos, que internou em enfermaria no dia 15 de novembro e faleceu […]

Publicado em 20/11/2020 às 08:40


Blumenau registrou nesta quinta-feira, dia 19, mais dois óbitos, somando agora 173 mortes por Coronavírus no município. Uma das vítimas foi um homem de 68 anos, que estava internado desde o dia 4 de outubro em UTI. A outra vitima foi uma mulher de 82 anos, que internou em enfermaria no dia 15 de novembro e faleceu no dia seguinte. Ela era considerada caso suspeito e teve resultado do exame positivo para Covid-19 confirmado no dia de hoje. Ambos tinham comorbidades.

A Prefeitura confirmou ainda nesta quinta-feira, dia 19, 20.642 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 443 a mais do que registrado na última quarta-feira, dia 18, quando o município contabilizava 20.199 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 75.687 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 3.642 pacientes estão em tratamento. Destes, 3.576 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 91 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 36 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 55 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 31 pacientes são de Blumenau (30 confirmados e 1 em análise) e 5 pacientes da região (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 38%. Já em enfermaria são 49 de Blumenau (36 confirmados e 13 em análise) e 6 da região (5 confirmados e 1 em análise), com taxa de ocupação de 33%. Além disso, os hospitais da cidade apresentaram 393 atendimentos, com 97 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 16.827 casos de pessoas que já passaram pelo período desolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas:

Sexta-feira, dia 20/11/2020Bairro
EBM Olga RutzenItoupavazinha
CEI Frei Odorico DurieuxItoupavazinha
CEI Irmã Maria C. PrullageItoupavazinha
CEI Irmgard ZoschkeItoupava Central
CEI Profº Paulo FreireItoupava Central
CEI Leonardo Laurindo TerresItoupavazinha
CEI Robert Rudolf BarthItoupavazinha

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ambulatórios Gerais realizam 388 testes para Covid-19

Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau contam com estruturas anexas que estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. Destes, quatro AGs são considerados referência e disponibilizam atendimentos todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

 As estruturas com horário ampliado estão disponíveis no AG Itoupava Central; AG Velha; AG Fortaleza e AG Centro. A partir de sábado, dia 21, o fast-track do AG Garcia também passará a atender todos os dias da semana, das 7h às 19h. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.

A entrada dos fast-tracks é feita por acessos secundários e não pela porta principal dos AGs. A medida visa evitar contato entre pessoas com suspeita de Covid-19 com outros pacientes que procuram atendimento na unidade de saúde.

Somente nesta quinta-feira, dia 19, as unidades realizaram 619 atendimentos nos fast-track e fizeram 388 coletas para o exame RT-PCR.