Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Blumenau melhora no ranking de saneamento das 100 maiores cidades do Brasil. Agora a cidade consta em 65ª posição no ranking e antes estava em 74ª posição.

Com um aumento de 40% de cobertura no tratamento de afluentes e melhorias da coleta e tratamento do esgoto, Blumenau subiu nove posições no ranking de saneamento das 100 maiores cidades do Brasil. Divulgada nesta semana, a relação aponta o município na 65ª colocação. Em pouco mais de seis anos, Blumenau contava com um índice de cobertura de 5% de todo o esgoto tratado na cidade. Foto #BlogdoJaime

Publicado em 22/02/2017 às 07:27


Blumenau melhora no ranking de saneamento das 100 maiores cidades do Brasil. Agora a cidade consta em 65ª posição no ranking e antes estava em 74ª posição.

Com um aumento de 40% de cobertura no tratamento de afluentes e melhorias da coleta e tratamento do esgoto.


 

Com um aumento de 40% de cobertura no tratamento de afluentes e melhorias da coleta e tratamento do esgoto, Blumenau subiu nove posições no ranking de saneamento das 100 maiores cidades do Brasil. Divulgada nesta semana, a relação aponta o município na 65ª colocação. Em pouco mais de seis anos, Blumenau contava com um índice de cobertura de 5% de todo o esgoto tratado na cidade.

 

A lista mostra uma melhora na colocação do município em relação a 2016, quando a cidade aparecia na 74ª posição. De acordo com o ranking elaborado pelo Instituto Trata Brasil, Blumenau fica a frente de capitais como Cuiabá (MS), Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Recife (PE), Natal (RN), São Luís (MA, Maceió (AL), Teresina (PI), Belém (PA), Manaus (AM) e Macapá (AP). Em Santa Catarina, Blumenau fica atrás apenas de Florianópolis, 49ª colocada, com 58% de tratamento de afluentes.

 

Segundo dados informados pelo Instituto, entre os 100 maiores municípios, 95 possuem mais de 80% da população com água tratada. Outras 16 cidades informaram possuir 100% de atendimento total de água tratada.

 

Ainda de acordo com o raking, os dados nacionais de saneamento no Brasil mostram que 50,3% da população têm acesso à coleta dos esgotos e somente 42% dos esgotos são tratados. A lista completa das 100 cidades pode ser acessada no link http://tratabrasil.org.br/datafiles/estudos/ranking/2017/tabela-100-cidades.pdf

 

Sobre o ranking

Lançado desde 2009 pelo Instituto Trata Brasil, o novo Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades do país é mais uma vez publicado para chamar atenção para os indicadores de saneamento nas 100 maiores cidades do Brasil.

 

Feito em parceria com a GO Associados, especializada em saneamento básico, o trabalho usa dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Ministério das Cidades – ano base 2015.  Avalia a evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água nas maiores cidades e com foco nas capitais brasileiras.

 

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima