Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Blumenau comemora sua 42ª conquista nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Neste domingo, dia 10, Blumenau ergueu o troféu de Campeão Geral da 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, realizados nas cidades de Timbó, Indaial e Pomerode. Um gesto repetido 42 vezes na história da maior competição esportiva de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil. Na soma final, a cidade contabilizou 228 […]

Publicado em 11/11/2019 às 10:06


Neste domingo, dia 10, Blumenau ergueu o troféu de Campeão Geral da 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, realizados nas cidades de Timbó, Indaial e Pomerode. Um gesto repetido 42 vezes na história da maior competição esportiva de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil. Na soma final, a cidade contabilizou 228 pontos, 58 a mais que Itajaí, a segunda colocada.

Foram ainda oito modalidades que a cidade ergueu troféu de campeão, sendo o último conquistado pelo basquete masculino, na manhã deste domingo, ao derrotar Brusque por 85 a 58. Um título muito comemorado e que não vinha desde 2014. Os outros sete troféus vieram no atletismo masculino, baquete feminino, bolão 16 feminino, bolão 23 feminino, futebol feminino, vôlei masculino e xadrez feminino. Foram ainda seis troféus de vice e sete de terceiro lugar. No quadro de medalhas, foram 119 no total, sendo 31 ouros, 36 pratas e 52 bronzes.

Últimas conquistas

Além do título no basquete masculino, Blumenau fechou o último dia de JASC com o vice-campeonato nos dois naipes do Karatê. O vôlei feminino celebrou o terceiro lugar, derrotando Florianópolis por 3 sets a 0.

Fruto do investimento na base

Ao analisar a conquista, o secretário Municipal de Esporte, Egídio Beckhauser, creditou a vitória ao empenho dos atletas, técnicos e dirigentes e ressaltou o investimento realizado pelo município no trabalho de base. “Investimentos ainda da iniciativa privada e parceiros do esporte da cidade”, completou.

O prefeito Mario Hildebrandt esteve presente no alojamento durante a semana e na cerimônia de encerramento dos Jogos Abertos, onde recebeu os troféus de campeão (o definitivo e o transitório). Na ocasião, o prefeito parabenizou toda a delegação de Blumenau e enalteceu o amor que todos dedicam, vestindo e honrando a camisa da cidade. Por fim, agradeceu os blumenauenses, especialmente aos que compareceram nas três cidades sedes para torcer por todas as modalidades.

Quadro de Pontos (Final)
1º Blumenau: 228 pontos
2º Itajaí: 170
3º São José: 138
4º Florianópolis: 108
5º Chapecó: 106
6º Joinville: 86

Quadro de Medalhas
1º Itajaí: 43 ouros, 26 pratas, 28 bronzes (97 no total)
2º Blumenau: 31 ouros, 36 pratas, 52 bronzes (119)
3º São José: 27 ouros, 33 pratas, 31 bronzes (91)

Quadro de Troféus
1º Itajaí 10: troféus de campeão, 5 de vice, 1 de 3º lugar
2º Blumenau: 8 troféus de campeão, 8 de vice, 8 de 3º
3º São José: 5 troféus de campeão, 5 de vice, 3 de 3º lugar

Confira aqui mais detalhes da participação de Blumenau no último dia de JASC:

FUTSAL FEMININO
O futsal feminino de Blumenau fechou a competição em sexto lugar, garantindo um ponto para cidade na classificação geral dos JASC.

HANDEBOL MASCULINO
A cidade fechou a modalidade em quinto, após a derrota para Luzerna nas quartas de final.

KARATÊ FEMININO
Foi vice-campeão no Kumitê e no geral, com 64 pontos.

KARATÊ MASCULINO
Foi ouro no Kumitê e também ficou com a segunda colocação no geral, com 61 pontos.

JIU JITSU
Mesmo ainda não valendo pontos, Blumenau marcou presença nos dois naipes. Ficou em terceiro lugar no feminino e quarto lugar no masculino.

TÊNIS DE MESA MASCULINO
Fechou a participação na 18ª colocação.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina são promovidos pelo governo do estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e contam com o apoio e parceria dos municípios sedes. Blumenau é a atual bicampeã dos Jogos e maior vencedora da história com 42 títulos em 59 edições.

Correspondente especial: Giovani Vitória.
Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima.

Fotos: Raphael Moser.