Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Blumenau assume a liderança geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Cidade foi campeã de quatro modalidades nesta quarta-feira.

Blumenau é a nova líder da 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Com quatro títulos de campeão conquistados nesta quarta-feira, dia 6, nas modalidades de bolão 16 feminino, basquete feminino, futsal masculino e voleibol masculino, além de pontos em outras modalidades, a cidade deu um salto na tabela. Após 23 modalidades encerradas, Blumenau […]

Publicado em 07/11/2019 às 11:05


Foto: Divulgação.

Blumenau é a nova líder da 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Com quatro títulos de campeão conquistados nesta quarta-feira, dia 6, nas modalidades de bolão 16 feminino, basquete feminino, futsal masculino e voleibol masculino, além de pontos em outras modalidades, a cidade deu um salto na tabela.

Após 23 modalidades encerradas, Blumenau saiu dos 59 pontos registrados até a última terça-feira, para 131. Foram 72 pontos em um único dia. Na classificação geral Blumenau tem 131 pontos contra 101 de Itajaí, segunda colocada. 

Os protagonistas

A surpresa positiva de Blumenau nestes Jogos Abertos foi o futsal masculino. A equipe assegurou o título de campeão dos Jasc, de forma heróica, na prorrogação. Depois do empate em 3 a 3 no tempo normal com Tubarão, a partida foi para a prorrogação e Blumenau venceu por 1 a 0 (4 a 3 no placar agregado). Com a conquista, a cidade quebrou um jejum de 29 anos sem título do futsal nos Jogos Abertos.

Quem também teve dificuldades, mas ergueu o troféu de campeão, foi o voleibol masculino. De virada, Blumenau venceu Chapecó e conquistou o pentacampeonato da modalidade, um feito histórico dentro da competição.

Quem também manteve a hegemonia na disputa dos Jogos Abertos foi o basquete feminino. No total, são 10 anos de hegemonia. O Decampeonato veio nesta quarta, na vitória sobre Itajaí por 70 a 37.

Encerrando a série de conquistas de Blumenau na quarta-feira, o bolão 16 feminino, em mais um confronto direto com Itajaí, venceu por 1.334 a 1.329.

Blumenau subiu ao pódio mais três vezes nesta quarta. A primeira vez foi no vôlei de areia feminino, com um vice-campeonato. A cidade garantiu a vaga na final ao derrotar Navegantes por 2 a 0. Na final, a dupla Luísa Boing Kunhen e Aline Leboida, perdeu para a dupla de Balneário Camboriú por 2 a 0.

O handebol feminino derrotou São José por 39 a 20 e ficou com o bronze. E em Itajaí, o tênis masculino encerrou a participação nos Jogos Abertos em terceiro lugar, após perder a final na repescagem para Joinville. Itajaí foi a campeã.

Quadro de pontos
1º Blumenau: 131 pontos
2º Itajaí: 101 pontos
3º São José: 63 pontos

Quadro de troféus
1º Itajaí: 6 troféus de campeão, 4 de vice;
2º Blumenau: 5 troféus de campeão, 4 de vice, 5 de terceiro lugar;
3º Florianópolis: 3 troféus de campeão, 3 de terceiro lugar

Quadro de medalhas
1º Itajaí: 35 ouros, 22 pratas, 21 bronzes 
2º Blumenau: 16 ouros, 12 pratas, 32 bronzes
3º Tubarão: 13 ouros, 10 pratas, 17 bronzes

Confira o desempenho das demais modalidades e a programação de Blumenau nos JASC nesta quinta-feira:

A quinta-feira marca a estreia do atletismo e da ginástica rítmica.

Basquetebol masculino
Blumenau folgou na rodada e enfrenta São José nesta quinta-feira, às 15h, no Ginásio de Esportes Colégio Sinodal Dr. Blumenau, em Pomerode. 

Bocha feminina
A cidade venceu Campos Novo no trio por 12 a 8 e São Ludgero nas duplas por 12 a 3. Perdeu na individual para Timbó, pelo placar de 12 a 11. A modalidade está em segundo na Chave B. A tabela de partidas desta quinta-feira prevê os seguintes adversários:

– Timbó (Trio)
– São Lugero (Individual)
– Campos Novos (Duplas)

Ciclismo masculino
Fechou a participação nos Jasc na 15ª colocação.

Futebol feminino
Fora das fases finais, o futebol feminino de Blumenau fechou sua participação em sexto lugar, somando um ponto para cidade na classificação geral dos Jasc.

Futsal feminino
Blumenau voltou a vencer nesta quarta-feira. A cidade goleou São Carlos por 4 a 0. Com a vitória, Blumenau está em segundo na chave e enfrenta a líder Chapecó nesta quinta, às 17h, em Pomerode. A partida fecha a primeira fase. 

Handebol masculino
A cidade conquistou mais uma vitória: 29 a 18 sobre São João Batista. O time lidera a chave C com seis pontos. Nesta quinta joga contra Xanxerê, às 21h, no Ginásio de Esportes da PAME, em Indaial.

Judô masculino
No primeiro dia de competições, Blumenau conquistou uma medalha de bronze com Paulo Cota na categoria leve. Na classificação parcial da modalidade a cidade é a quarta colocada com 27 pontos.

Judô feminino
Na categoria leve Blumenau conquistou um bronze com Maria Krauss. Na categoria Nague no Kata, a cidade fechou em terceiro lugar. Na classificação geral está em oitavo lugar.

Tênis de Mesa masculino
Blumenau perdeu para Brusque por 3 a 0 e para Camboriú por 3 a 2. Está na terceira colocação de sua chave. Faz apenas uma partida nesta quinta, contra Piçarras, no Ginásio Esportes Sérgio Luiz Peters, em Indaial.

Tiro 
A cidade ficou na 14ª colocação da carabina apoiada. Nesta quinta tem Brusque pela frente, na carabina deitada

Vôlei de Areia masculino
Fechou sua participação nos Jogos Abertos na quinta colocação.

Voleibol feminino
Blumenau passou por Pinhalzinho por 3 sets a 0 e lidera a chave B com quatro pontos ganhos. Nesta quinta enfrenta Curitibanos pela segunda rodada, às 16h, no Ginásio de Esportes da ACAEN, em Pomerode.

Xadrez feminino
Após cinco rodadas Blumenau segue na liderança da modalidade. Derrotou Rio do Sul nesta quarta-feira e soma 32 pontos ganhos, seguida por Concórdia e Içara, com 31,5 pontos.

Xadrez masculino
Empatou em 2 a 2 com Joaçaba. A modalidade está em terceiro na classificação geral. 

Onde acompanhar
É possível acompanhar os resultados de Blumenau durante os Jogos Abertos de Santa Catarina direto pelas páginas da Secretaria Municipal de Esportes (SME) no Facebook e também no Instagram pela @smeblumenau.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e contam com o apoio e parceria dos municípios sedes. Blumenau é a atual campeã dos Jogos e maior vencedora da história dos jogos com 41 títulos.

Correspondente especial: Giovani Vitória
Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima
Foto: Divulgação.