Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Biblioteca Fritz Müller festeja 65 anos com música e poesias. Autoridades prestigiaram a festa que teve direito a bolo decorado.

Servidores da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), amantes da leitura, autoridades e convidados participaram na manhã desta segunda-feira, dia 31, de uma programação cultural elaborada especialmente para celebrar os 65 da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e os 40 da Biblioteca Ambulante. A festa teve música com o Espaço Kan, declamação de poesias, homenagens e bolo. O prefeito Napoleão Bernardes prestigiou o evento e recebeu a carteirinha de sócio número 4.138, que utilizava na época que visitava o local para pesquisas escolares. O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, lembra que a comunidade contribuiu para montar o acervo que está à disposição de todos. A história da biblioteca pública começou em 1940 com 2 mil livros. A comunidade dispõe atualmente de 65 mil volumes para leitura e pesquisa. O acervo engloba os mais diversos títulos, para os mais variados gostos literários e diferentes necessidades de informação atualizada (jornais diários e revistas). Além do empréstimo domiciliar, a biblioteca desenvolve atividades de incentivo à leitura e promoção da literatura, como: Hora da Leitura, Biblioteca Ambulante, Palestras, Exposições Temáticas, Visitas Orientadas, Auxílio em pesquisas, Semanas e Saraus Literários. A ela está vinculado o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) que, por meio do comitê regional, desenvolve ações como ciclos de palestras, oficinas literárias e o Circuito de Literatura Nacional Monteiro Lobato. Foto Michele Lamin.

Publicado em 01/08/2017 às 04:41


Biblioteca Fritz Müller festeja 65 anos com música e poesias.
Autoridades prestigiaram a festa que teve direito a bolo decorado.

Foto Michele Lamin

Servidores da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), amantes da leitura, autoridades e convidados participaram na manhã desta segunda-feira, dia 31, de uma programação cultural elaborada especialmente para celebrar os 65 da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e os 40 da Biblioteca Ambulante. A festa teve música com o Espaço Kan, declamação de poesias, homenagens e bolo. O prefeito Napoleão Bernardes prestigiou o evento e recebeu a carteirinha de sócio número 4.138, que utilizava na época que visitava o local para pesquisas escolares.

O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, lembra que a comunidade contribuiu para montar o acervo que está à disposição de todos. A história da biblioteca pública começou em 1940 com 2 mil livros. A comunidade dispõe atualmente de 65 mil volumes para leitura e pesquisa. O acervo engloba os mais diversos títulos, para os mais variados gostos literários e diferentes necessidades de informação atualizada (jornais diários e revistas).

Além do empréstimo domiciliar, a biblioteca desenvolve atividades de incentivo à leitura e promoção da literatura, como: Hora da Leitura, Biblioteca Ambulante, Palestras, Exposições Temáticas, Visitas Orientadas, Auxílio em pesquisas, Semanas e Saraus Literários. A ela está vinculado o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) que, por meio do comitê regional, desenvolve ações como ciclos de palestras, oficinas literárias e o Circuito de Literatura Nacional Monteiro Lobato.

Ambulante
Um dos programas de incentivo à leitura da cidade, a Biblioteca Ambulante, começou a circular em julho de 1977, sendo uma iniciativa pioneira em Santa Catarina. No princípio, a Kombi se deslocava pelo interior do município levando literatura para 17 escolas isoladas. Atualmente, visita 10 unidades multisseriadas e o Lar Elsbeth Koehler, oferecendo o serviço de empréstimo de livros diversos. Além disso, uma atividade de leitura ou contação de histórias é realizada, juntamente com uma ação de educação patrimonial desenvolvida em parceria com o Museu da Família Colonial.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello