Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Bastidores do Magia de Natal e a história de quem ajuda na realização

Há 10 anos atuando diretamente com o desfile, dona Maria e seu Atanir dedicam o ano para garantir que as alegorias e fantasias estejam impecáveis para a atração. Já Emídia Reis e sua equipe são os responsáveis por toda manutenção e segurança da programação desde a primeira edição Quem passa pelo Parque Vila Germânica nesta […]

Publicado em 26/12/2019 às 03:48



Seu Atanir e dona Maria cuidam das fantasias e alegorias do desfile durante todo o ano
Crédito: Divulgação

Há 10 anos atuando diretamente com o desfile, dona Maria e seu Atanir dedicam o ano para garantir que as alegorias e fantasias estejam impecáveis para a atração. Já Emídia Reis e sua equipe são os responsáveis por toda manutenção e segurança da programação desde a primeira edição

Quem passa pelo Parque Vila Germânica nesta época do ano se encanta pelas luzes e decoração do local. O Magia de Natal transforma o complexo em um espaço surpreendente. Por trás de cada detalhe, existe o trabalho de centenas de pessoas, que se esforçam integralmente para os 47 dias de programação serem inesquecíveis para o público. Quem ainda não foi ou quer repetir a dose, a programação segue até o dia 30 de dezembro. Nos dias 24 e 30 de dezembro, as atrações funcionam das 12h às 16h. No dia 25, os portões estarão abertos apenas para apreciação. 

Uma das pessoas que se dedicam de uma maneira única para o evento é Emídia Reis, de 56 anos, que atua desde a primeira edição do Magia de Natal. “Eu vi o evento crescer. Sinto muito orgulho de ter acompanhado de perto a evolução da programação e de fazer parte dessa história”, comenta. Coordenadora de limpeza e segurança, ela conta com uma equipe de cerca de 15 pessoas, que cuidam de cada detalhe da preparação e manutenção. “Só a gente sabe o que é preciso para colocar toda essa estrutura de pé. Para o público, tudo é muito lindo e eles não imaginam todo o processo para chegar até aqui”, afirma. Segundo ela, esse é o privilégio de estar nos bastidores. “Ver as pessoas sorrindo e se divertindo é o melhor pagamento”, diz.

A vida dedicada as fantasias
Os quarenta e cinco minutos de desfile passam num piscar de olhos para o público. São luzes, cores e alegorias que encantam os visitantes. Mas não são somente os personagens que merecem destaque na atração. O trabalho por trás do holofote é essencial para que uma das principais atrações do Magia de Natal aconteça.

Entre tantas mãos que colaboram com o desfile, estão as de Maria Gessi Ribeiro Ruth, de 49 anos, e Atanir Goes Ruth, de 58 anos. Para eles, o Natal dura o ano todo, uma vez que são os responsáveis pela manutenção e organização das fantasias e alegorias da atração. “Nós reutilizamos os enfeites, lavamos, costuramos e passamos as roupas, cuidamos para que os itens permaneçam em um bom estado para serem usados na edição seguinte”, comenta dona Maria, como carinhosamente é chamada por todos.

Há 10 anos essa é a renda da família. O carinho pelo Natal é tanto, que foi passado para os três filhos e quatro netos. “As crianças cresceram aqui dentro e, sempre que podem, participam do desfile”, afirma. Sobre a dedicação e o cuidado que o trabalho exige, ela diz que vale a pena. “Tenho orgulho de fazer parte desse evento, que encanta tanta gente”, encerra.

O Magia de Natal é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec) e do Ministério da Cidadania do Governo Federal. Os patrocinadores são Havan, Atacadão, HBSIS, Engie, Caixa, Senior, Pacífico Sul, Fruki, Coremma, Altenburg e TopCar. O evento conta ainda com o apoio do Parque Vila Germânica e da Prefeitura Municipal de Blumenau.