Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

AVISO METEOROLÓGICO – 26/01/2022

A reta final desta semana termina com condição para temporais isolados e, principalmente, para chuva intensa em curto intervalo de tempo no Médio Vale do Itajaí. A partir da tarde de quinta-feira (27), têm-se uma condição atmosférica muito instável sobre o Vale do Itajaí. A partir da tarde de quinta-feira (27), têm-se uma condição atmosférica […]

Publicado em 26/01/2022 às 07:00


A reta final desta semana termina com condição para temporais isolados e, principalmente, para chuva intensa em curto intervalo de tempo no Médio Vale do Itajaí. A partir da tarde de quinta-feira (27), têm-se uma condição atmosférica muito instável sobre o Vale do Itajaí.

A partir da tarde de quinta-feira (27), têm-se uma condição atmosférica muito instável sobre o Vale do Itajaí. A passagem de uma nova frente fria pelo litoral de SC combinada com a presença de cavados de onda curta em médios níveis e difluência no escoamento nos altos níveis da atmosfera, favorece a condição para pancadas de chuva com trovoadas sobre a região de Blumenau. Há risco para temporais isolados que podem vir acompanhados de descargas elétricas, queda de granizo de forma pontual e principalmente chuva intensa em curto espaço de tempo, aumentando o risco para a ocorrência de alagamentos pontuais.

Já na sexta-feira (28), o desenvolvimento de um sistema de baixa pressão nos baixos níveis da atmosfera entre o litoral do PR e SC, intensifica o transporte de umidade do mar em direção ao leste de SC, condição que favorece a presença de muitas nuvens, com céu variando entre nublado a encoberto ao longo do dia e ocorrência de chuva fraca a moderada isolada, sobretudo entre o período da madrugada e a manhã de sexta-feira em Blumenau. A partir da tarde, o transporte de umidade vai perdendo intensidade gradativamente, diminuindo a condição de chuva sobre o Município. Por conta desta maior cobertura de nuvens a temperatura fica mais baixa, dando um alívio no calor durante a tarde, com máxima abaixo dos 30ºC. 

Gabriel Cassol / Tatiane Martins – Meteorologistas

Foto meramente Ilustrativa e arte criação #blogdojaime