Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Atividades simulam situação de desastre neste sábado, 06, em Blumenau. Ações acontecem na região sul da cidade, no bairro Progresso.

Uma ação conjunta planejada pelo Grupo de Ações Coordenadas (Grac) dará a dimensão de um cenário real de desastre neste sábado, 06, em Blumenau. As atividades serão realizadas no bairro Progresso, na região conhecida como Nova Rússia. A ideia é simular uma situação de crise, com atendimento de ocorrências simultâneas, além da necessidade de deslocamento e […]

Publicado em 05/07/2019 às 02:21


Foto: Eraldo Schnaider.

Uma ação conjunta planejada pelo Grupo de Ações Coordenadas (Grac) dará a dimensão de um cenário real de desastre neste sábado, 06, em Blumenau. As atividades serão realizadas no bairro Progresso, na região conhecida como Nova Rússia. A ideia é simular uma situação de crise, com atendimento de ocorrências simultâneas, além da necessidade de deslocamento e ativação de abrigos com uma reprodução de pequena proporção de situações já vivenciadas na cidade.

Cerca de 170 pessoas participam do grupo de apoio às atividades, que contam com a organização da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão (Sedeci), em parceria com o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), 10º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Samu. Inclui ainda a participação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, Secretaria de Promoção da Saúde e Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau.

Roteiro
As atividades, que serão dívidas em cinco ocorrências, iniciam oficialmente às 7h30min da manhã com reunião do Grupo de Ações Coordenadas, o Grac, no EFF José Vieira Corte, no Progresso. Antes disso, a comunidade já terá recebido avisos metereológicos por meio do AlertaBlu, indicando chuva persistente, com média de 80 mm para sexta-feira, 05 e sábado, 06.

O Grac também receberá a informação de que entre os dias 04 junho a 04 de julho a estação pluviométrica da região da Nova Rússia, no bairro Progresso, registrou um acumulado de 300mm de chuvas, sendo que a média mensal de junho é de 91mm.

Em seguida, às 8h, a comunidade do entorno da Nova Rússia recebe, por meio do aplicativo AlertaBlu, o aviso de risco e a orientação para que sigam ao abrigo mais próximo, no caso a unidade escolar José Vieira Corte. No local, os moradores serão recepcionados pelos voluntários do abrigo, preenchendo o cadastro social e participando de atividades de orientação relacionadas à saúde, trânsito e lazer.

O Simulado segue com uma ocorrência de deslizamento de grande magnitude na Rua Santa Maria, onde ficava o Rancho do Willy (Ocorrência 1). No local, serão identificadas três vítimas, duas em óbito e uma gravemente ferida que precisará ser removida para atendimento médico. Outro deslizamento deve ser simulado na Rua Olga Pffifer, nº 213, em um endereço próximo à Associação de Moradores (Ocorrência 2), desta vez sem vítimas.

A ocorrência seguinte envolve o setor de geologia, com um alerta para que os trabalhos concentrados na ocorrência 1 sejam suspensos devido à possibilidade de rompimento de uma barragem natural formada no Ribeirão Garcia. De fato, o rompimento hipotético ocorre, arrastando uma das vítimas da ocorrência 01 junto ao fluxo de detritos e enxurrada (Ocorrências 3 e 4).

Na última simulação um veículo é arrastado pela enxurrada para dentro do Ribeirão Garcia, no trecho próximo a ponte da Rua Alfredo Pffifer, tendo três vítimas com necessidade de resgate. (Ocorrência 5). As atividades encerram com uma reunião com a comunidade abrigada, às 11h, seguida de uma nova reunião de balanço do Grac, às 11h30min.

Julho Laranja
As atividades do Simulado integram a programação do Julho Laranja, o mês voltado à prevenção de desastres naturais, que compõe o Calendário Oficial de Eventos do município. Durante todo o mês, a Secretaria de Defesa do Cidadão coordena atividades que visam conscientizar e orientar a população sobre a importância de prevenção e meios de ação em casos de desastres e catástrofes naturais. Confira a programação completa aqui

Assessor de Comuncação: Julia Voigt.
Foto: Eraldo Schnaider.