Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Apresentado estudo preliminar do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável da Vila Itoupava. Panorama dos atrativos turísticos da região foi traçado, apontando aspectos positivos e negativos.

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 3, a apresentação do estudo preliminar do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável da Vila Itoupava, desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) em parceria com o Sebrae. O encontro foi no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava, na Rua Dr. […]

Publicado em 03/03/2020 às 05:18


Foto: Julia S. Schaefer

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 3, a apresentação do estudo preliminar do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável da Vila Itoupava, desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) em parceria com o Sebrae. O encontro foi no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava, na Rua Dr. Pedro Zimmermann, 16230.

O estudo foi resultado de trabalho realizado a partir de setembro de 2019, onde consultores do Sebrae, com o apoio da Prefeitura de Blumenau, entraram em contato com a comunidade e empresários do Distrito, com o intuito de reconhecer os atrativos turísticos da região e identificar o que pode ser fortalecido no futuro.

“Fizemos uma identificação georeferenciada de tudo o que existe na Vila Itoupava. Localizando não somente os núcleos domiciliares, mas entendendo como eles se conectam e como podemos levar desenvolvimento a esses territórios para que eles possam se tornar turísticos”, relata Carlos Cappelini, consultor do Sebrae.

Durante a apresentação feita nesta terça-feira, foram apresentados aspectos positivos e situações que devem ser melhoradas. Entre eles a relevância das construções enxaimel e o patrimônio histórico que representam, mas a impossibilidade de, em muitos casos, as pessoas acessarem turisticamente. 

O estudo também detalhou a oferta de hospedagens, alimentos e bebidas, espaços para eventos, entre outros aspectos, e trouxe aspectos que devem ser trabalhados para a melhoria das condições de desenvolvimento turístico.

“Turismo é empreendedorismo, responsabilidade social, incentivo ao emprego, desenvolvimento. E é este o nosso objetivo de trabalho com a comunidade da Vila Itoupava, desenvolver o Turismo com foco na sustentabilidade, explorando as imensas potencialidades da região”, afirma a diretora de Turismo, Luisa Borda.

“Essa é a primeira vez que a gente debate um plano de desenvolvimento. É um legado concreto que esse governo deixa, e servirá de balizamento para que as políticas públicas possam ter continuidade”, afirma o intendente distrital da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva.

Próximos passos
Discutidos todos os aspectos do estudo preliminar junto à comunidade, empresários e poder público, é hora de a equipe de consultores do Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Blumenau, elaborar um plano de ação. Este plano vai ao encontro do Plano Nacional do Turismo, e tem foco na sustentabilidade.

Depois de pronto, este plano traçará metas a curto, médio e longo prazo. Serão traçadas estratégias nas áreas de infraestrutura, gestão e monitoramento, sustentabilidade, capacitação, promoção e comercialização e produto.

O objetivo do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável da Vila Itoupava é o desenvolvimento do turismo de forma integrada e sustentável, associado à valorização cultural, conservação ambiental e participação comunitária, tendo como resultado a geração de emprego e renda.

Assessora de Comunicação: Julia S. Schaefer
Foto: Julia S. Schaefer