Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Anvisa determina eliminação de gordura trans nos alimentos: marca catarinense mostra que é possível.

Medida aprovada por unanimidade nesta terça-feira (17) tem como objetivo melhorar a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos brasileiros. Nugali, que há 15 anos produz chocolates e é vendida em todo o país, não tem gorduras hidrogenadas nas suas fórmulas. Com o entendimento de que o consumo excessivo de gordura trans faz mal […]

Publicado em 18/12/2019 às 05:56


Foto: Divulgação.

Medida aprovada por unanimidade nesta terça-feira (17) tem como objetivo melhorar a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos brasileiros. Nugali, que há 15 anos produz chocolates e é vendida em todo o país, não tem gorduras hidrogenadas nas suas fórmulas.

Com o entendimento de que o consumo excessivo de gordura trans faz mal à saúde e que ela está presente, embora não seja percebida, em boa parte dos alimentos industrializados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (17) uma medida que visa reduzir o índice dessa matéria-prima nos alimentos. 

A implementação passa por três etapas: até julho de 2021 devem se adequar os fabricantes de óleo de cozinha e até 2023 demais produtores. Até lá, no máximo 2% da composição dos produtos poderá ter esse ingrediente.

Um dos segmentos mais afetados com a medida é o de chocolates. A grande maioria dos rótulos comerciais substitui manteiga de cacau por outras gorduras hidrogenadas (de onde vêm a gordura trans), com o intuito de ganhar volume e competitividade. Por conta disso, aumentam também os índices de corantes e aromatizantes artificiais. 

Há 15 anos no mercado e pioneira no segmento bean to bar (onde o acompanhamento da produção vai desde a fazenda que produz a matéria-prima até o produto final), a marca catarinense Nugali se orgulha em já estar enquadrada na normativa: nunca utilizou gordura trans em seus produtos. 

Maitê Lang, diretora da Nugali, se orgulha com esse histórico. “Nas nossas formulações, utilizamos apenas a mais pura manteiga de cacau, baunilha de verdade, os melhores cacaus brasileiros, leite integral catarinense e nenhum aromatizante, corante ou conservante artificial”, comenta. “Fazemos isso por respeito ao consumidor, que tem uma opção de produto mais saudável e com um sabor inigualável às marcas que usam dessa matéria-prima tão prejudicial”, finaliza. 

A Nugali está presente em todos os estados brasileiros e exporta para países como Japão, Emirados Árabes, França, Estados Unidos e Peru. Já ganhou diversos reconhecimentos internacionais no International Chocolate Awards, que incluem o melhor chocolate ao leite das Américas. 

Foto: Divulgação.