Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Agentes Mirins de Defesa Civil recebem certificados. Evento oficializou a conclusão dos trabalhos que foram realizados com jovens durante o ano.

Na manhã desta sexta-feira, dia 22, a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci) promoveu a cerimônia de formatura com a entrega dos certificados para os 90 Agentes Mirins de Defesa Civil da Escola Básica Municipal (EBM) Professor Oscar Unbehaun, Escola de Educação Básica (EEB) Padre José Maurício e EEB Jonas Rosário Coelho Neves. O evento […]

Publicado em 22/11/2019 às 05:17


Foto: Eraldo Schnaider.

Na manhã desta sexta-feira, dia 22, a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci) promoveu a cerimônia de formatura com a entrega dos certificados para os 90 Agentes Mirins de Defesa Civil da Escola Básica Municipal (EBM) Professor Oscar Unbehaun, Escola de Educação Básica (EEB) Padre José Maurício e EEB Jonas Rosário Coelho Neves. O evento oficializou a conclusão dos trabalhos que foram realizados com jovens durante o ano de 2019 por meio do Programa Agentes Mirins da Defesa Civil.

Durante o ano, os 90 jovens realizaram diversas atividades ligadas ao enfrentamento de desastres. A solenidade, que contou com a participação da mascote Mayla, também foi realizada em memória à tragédia de 2008. A ocasião  marcou o encerramento do Programa Defesa Civil nas Escolas.

“Há 11 anos vivíamos a situação mais difícil que nossa cidade já passou e que nos marcou para sempre. O Agente Mirim de Defesa Civil é resultado do que aconteceu em 2008 e essa capacitação é pensar no nosso futuro. É através das crianças e com a atuação e a cobrança delas em suas comunidades que teremos uma cidade mais segura, porque a Defesa Civil somos todos nós”, relata o prefeito Mario Hildebrandt.

Na ocasião, a Sedeci também lançou a Cartilha Educativa dos projetos Defesa Civil na Escola e Agentes Mirins, que foi desenvolvida pela Prefeitura de Blumenau com o apoio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A cartilha será utilizada como material pedagógico para os alunos participantes dos projetos da Defesa Civil.

“Este material didático será muito importante para auxílio no dia a dia nos programas desenvolvidos pela Defesa Civil”, comemora o secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos Menestrina.

Agentes Mirins
Ao longo do ano, os agentes mirins participam de várias atividades, práticas e teóricas, durante encontros quinzenais, com o objetivo de conscientizá-los sobre como se portar antes, durante e depois das tragédias climáticas. Neste ano, 90 alunos de três escolas participaram do programa.

Defesa Civil na Escola
Fruto de uma parceria da Prefeitura com o Fundo da Infância e Adolescência e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Blumenau, a Defesa Civil na Escola iniciou as atividades em 2013 e hoje conta com 14 escolas participando do programa. 

Diferentemente do programa de agentes mirins, que desenvolvem atividades em escolas e outros locais do município, o projeto Defesa Civil na Escola atua diretamente nas unidades educacionais, tornando-se um programa de prevenção para tornar as comunidades mais seguras a partir dos trabalhos juntos aos estudantes. 

Na prática, as orientações são desenvolvidas com alunos dos 4º e 5º anos em três módulos: “O que é Defesa Civil”, “Percepção de Risco” e “Desastres”. No final dos encontros, os estudantes recebem da Prefeitura o certificado de “Turmas Parceiras da Defesa Civil”.

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima.
Foto: Eraldo Schnaider.