Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Agentes da GMT fazem curso de operação e manutenção de motosserra. Treinamento servirá para que os profissionais possam atuar em casos de obstrução de ruas por queda de árvore.

Começou nesta segunda-feira, dia 10, o curso de “Operação e manutenção de motosserra” para os agentes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT). O treinamento ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SC) visa capacitar os profissionais para atuar em casos de obstrução de ruas por queda de árvore , como o que ocorreu no forte […]

Publicado em 10/08/2020 às 05:02


Começou nesta segunda-feira, dia 10, o curso de “Operação e manutenção de motosserra” para os agentes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT). O treinamento ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SC) visa capacitar os profissionais para atuar em casos de obstrução de ruas por queda de árvore , como o que ocorreu no forte temporal que atingiu o município em junho deste ano.

A ação coordenada pela Escola Pública de Trânsito (EPT) está sendo desenvolvida nas dependências da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), respeitando as regras de distanciamento e higiene para evitar a contaminação do Coronavírus. Nesta primeira turma serão 10 agentes que serão capacitados e receberão certificação.

O treinamento conta com 24 horas/ aula e aborda temas como a segurança e saúde no trabalho com foco na prevenção de acidentes e a segurança na operação da motosserra, além do uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI).

O curso trabalha questões e cuidados com o meio ambiente, demonstração geral de corte, modos de afiar a corrente, manutenção diária, semanal e quinzenal. O profissional vai aprender como derrubar e desgalhar árvores, além de cortes especiais e instrução sobre motosserra profissional com detalhes do funcionamento.

Para o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Marco Rebello, o curso é muito importante, pois se enquadra nas ações do dia a dia do agente de trânsito, como em atendimentos de acidentes, desobstrução de via pública, manutenção de sinalização viária, entre outros. “Alguns agentes já tinham esta capacitação e o intuito é que tenhamos 60 profissionais na GMT com esta certificação, que não gerará custo ao município.”

O curso tem duração de três dias e iniciou na manhã desta segunda-feira com aula teórica. A partir desta terça-feira, haverá atividades práticas, com o manejo adequado do equipamento e corte de árvores em via pública, que estão condenadas e com autorização de corte da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Uma nova turma com 10 agentes receberá o treinamento em setembro.

Foto: Marco Rebello