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ACATE estrutura plano de ação para auxiliar associados.

Objetivo é reunir informações confiáveis e ajudar associados com orientações e ações práticas que podem ser realizadas neste cenário envolvendo a pandemia do COVID-19 Desde que a pandemia do COVID-19 (Coronavírus) se agravou em todo o país e exigiu a adoção de medidas restritivas em Santa Catarina, a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) está mobilizada […]

Publicado em 26/03/2020 às 07:30


Foto: Divulgação

Objetivo é reunir informações confiáveis e ajudar associados com orientações e ações práticas que podem ser realizadas neste cenário envolvendo a pandemia do COVID-19

Desde que a pandemia do COVID-19 (Coronavírus) se agravou em todo o país e exigiu a adoção de medidas restritivas em Santa Catarina, a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) está mobilizada e realizando a interlocução com órgãos públicos. Para ajudar e fortalecer ainda mais o setor de tecnologia, que tem se mostrado essencial neste momento facilitando a manutenção dos processos digitais, a ACATE estruturou uma plano de ação para auxiliar seus associados.

A estratégia está dividida em sete eixos: financeiro; trabalhista; tributário; saúde mental & boas práticas; soluções tecnológicas; acesso a mercado; e renegociação com fornecedores. Ao longo dos próximos dias, a equipe da ACATE estará mobilizada para reunir informações e orientações em cada um desses eixos, contando com o auxílio e a curadoria de empresários associados.

“É preciso fortalecer ainda mais a união do setor, somando forças para que todos possam atravessar esse período adverso com informações confiáveis e assertivas, além das melhores orientações sobre como agir para minimizar os impactos”, destaca Daniel Leipnitz, presidente da ACATE. 

Cada um dos eixos produzirá uma série de materiais, como e-books e webinars, oferecerá consultorias online, dentre outras ações. O primeiro deles – financeiro – vai reunir informações sobre as linhas de financiamento disponíveis, ou seja, as oportunidades para que as empresas possam levantar capital para sobrevivência nesse período. O segundo eixo – trabalhista – vai procurar esclarecer as principais dúvidas das empresas sobre antecipação de férias, férias coletivas, home office, redução de jornada, redução de salário, hora extra, contratos de trabalho etc., com o intuito de oferecer segurança jurídica aos empreendedores na tomada de decisão. 

O terceiro tópico – tributário – reunirá informações sobre possibilidades e benefícios em relação a tributos, seja junto às prefeituras (ISS, IPTU), ao estado (ICMS) ou à federação (IPI, imposto de importação, IR, entre outros). No eixo Saúde Mental & Boas Práticas, a ideia é criar um canal onde pessoas voluntárias do ecossistema possam doar horas para atender remotamente outros empreendedores, além de fomentar o compartilhamento de boas práticas entre as empresas.

O objetivo principal do quinto eixo – soluções tecnológicas – é mapear todas as soluções tecnológicas criadas em Santa Catarina que podem ajudar no combate e prevenção ao coronavírus, e também soluções para trabalho remoto e outras ferramentas que auxiliam neste momento a vida das pessoas e a produtividade das empresas. No sexto ponto do plano de ação – acesso a mercado – serão discutidas, com os diretores das verticais da ACATE e outros parceiros, maneiras de auxiliar as empresas a vender e manter as operações nesse período. O último eixo – renegociação com fornecedores – vai atuar na identificação e negociação de serviços de grandes fornecedores de tecnologias, principalmente de ferramentas e de nuvem, trabalhando em conjunto para reduzir para reduzir as despesas financeiras. 

“Nosso ecossistema foi construído e ficou muito forte devido ao mindset colaborativo de todos nós. Nesse momento nós precisamos utilizar isso em prol de ajudar todas as nossas empresas”, finaliza Daniel.

Foto: Divulgação