Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

A Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau (ACBB) promove o “Dia de Luta pelas Sinaleiras Sonoras”. Será uma manifestação pacífica no dia 22/05 (quarta-feira), entre 9h e 12h, em Blumenau. 

A manifestação pacífica será na sinaleira existente próximo à Câmara de Vereadores de Blumenau, no encontro entre a Alameda Duque de Caxias e a rua XV de Novembro. A entidade busca demonstrar ao Poder Público e à comunidade a importância da instalação de sinaleiras com indicação sonora para a autonomia das pessoas com deficiência visual ou àquelas que apresentam alguma dificuldade de locomoção. Fonte: CBB - Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau. Fotos: Divulgação. 

Publicado em 16/05/2019 às 03:26


A Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau (ACBB) promove o “Dia de Luta pelas Sinaleiras Sonoras”. Será uma manifestação pacífica no dia 22/05 (quarta-feira), entre 9h e 12h, em Blumenau.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

A entidade busca demonstrar ao Poder Público e à comunidade a importância da instalação de sinaleiras com indicação sonora para a autonomia das pessoas com deficiência visual ou àquelas que apresentam alguma dificuldade de locomoção. A instalação desses equipamentos se encontra determinada no art. 9º da Lei Federal nº 10.098/2000.

Essa manifestação pacífica acontece entre 9 da manhã e meio-dia, na sinaleira existente próximo à Câmara de Vereadores de Blumenau, no encontro entre a Alameda Duque de Caxias e a rua XV de Novembro.

As pessoas que passarem pelo local serão convidadas a vendar os olhos para fazer a travessia, acompanhadas por voluntários. Assim, elas poderão ter uma ideia da condição de vulnerabilidade em que se encontram as pessoas com deficiência visual ou que apresentam alguma outra condição que não lhes permita saber o momento de atravessar uma via. Neste caso, as sinaleiras sonoras contribuem para a autonomia dessas pessoas fornecendo informação segura acerca dos momentos em que a travessia para pedestres se encontra liberada.

O “Dia de Luta pela Sinaleira Sonora” é organizado pela ACBB, mas, acima de tudo, é uma causa que interessa a todo o segmento das pessoas com deficiência visual e aos demais indivíduos com envolvimento no assunto. Então, seja sozinho ou em grupo, venha participar com a gente!

A Guarda Municipal de Trânsito estará dando o apoio à segurança do evento.

#paratodosverem: A imagem é do painel do equipamento Sinaleira Sonora. Tem a logo da pessoa cega com bengala e abaixo tem o botão que aciona o dispositivo sonora para a travessia de pessoas com deficiência visual

#paratodosverem: Na foto 2 Michel Kleinschmidt com o auxílio da bengala e segurando no braço deEliane Luchini atravessam a primeira parte da Alameda Duque de Caxias. — em Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau.

#paratodosverem: Na foto 3 Michel Kleinschmidt com o auxílio da bengala e segurando no braço de Eliane Luchini Eles aparecem de costas atravessando a segunda parte da Alameda Duque de Caxias. — em Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau.

Fonte: CBB – Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau.

Fotos: Divulgação.