Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

A EEB Professora Attela Jenichen em Indaial vem trabalhando com aulas virtuais interativas para garantir a continuidade das aulas e os vínculos com os estudantes.

Desde o início do decreto de distanciamento social em Santa Catarina devido a Pandemia do covid19 a  EEB Professora Attela Jenichen de Indaial vem trabalhando com atividades remotas. A escola atendendo uma orientação da Secretaria de Estado da Educação trabalha com a plataforma google for education/classroom, com salas virtuais. Nestas salas virtuais os professores disponibilizam […]

Publicado em 15/05/2020 às 04:38


Desde o início do decreto de distanciamento social em Santa Catarina devido a Pandemia do covid19 a  EEB Professora Attela Jenichen de Indaial vem trabalhando com atividades remotas. A escola atendendo uma orientação da Secretaria de Estado da Educação trabalha com a plataforma google for education/classroom, com salas virtuais.

Nestas salas virtuais os professores disponibilizam conteúdos, atividades e orientações para que os estudantes possam ter acesso e realizar as atividades avaliativas.

Semanalmente a equipe gestora realiza reuniões virtuais por meio de web conferências com todos os professores para orientações pedagógicas e definir as estratégias e realizar os encaminhamentos necessários. Os professores realizam seus planejamentos individuais e por área de conhecimento e antes de serem disponibilizados aos estudantes a equipe gestora e pedagógica da escola realizam uma supervisão e caso sentir a necessidade de adequações e adaptações é solicitado ao professor refaze-las. Outra preocupação que a escola vem pautando é com relação aos estudantes com laudos e que necessitam de algum atendimento especial. A equipe de professores da educação especial coordenados pelo Orientador de Convivência e pelo diretor da escola recebem todas as atividades dos diversos componentes curriculares realizam as adequações e adaptações de acordo com a dificuldade que o estudante apresenta.

Logo na primeira semana de afastamento com o objetivo de manter o vínculo com os estudantes e também avaliar o processo, o diretor da escola Professor Almir Kuehn e o Orientador de Convivência Professor Robson Luís Correia começaram a realizar web conferências com representantes de turmas e posteriormente o Professor de Física Vanderlei Costa começou a utilizar a web conferência como forma de desenvolver aulas virtuais interativas.  Diante das boas discussões que ocorreram nestes momentos a escola iniciou o planejamento de aulas virtuais interativas e atualmente tem realizados todas as tardes e noites estas aulas. Nestes momentos os professores apresentam seus conteúdos, explicam e solucionam as dúvidas dos estudantes, além de manter o vínculo com os mesmos. A experiência tem trazido bons resultados e a adesão tem aumentado a cada dia, ocorre de ter salas com mais de 90% de participação uma vez que o estudante pode inclusive utilizar seu celular para participar das aulas.

As próximas ações por meio de encontros virtuais serão realização de reuniões de pais por turma para dialogar com os pais e esclarecer todas as mudanças e os cronogramas do ano letivo durante este período de atividades remotas e também a escola está programando uma Feira de Profissões para os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio que estava previsto será adaptado para ser realizado virtualmente, momento este que os estudantes durante uma semana vão interagir com profissionais de diferentes áreas afim de auxiliar nas suas decisões futuras.

Ainda em julho caso o distanciamento permanecer será realizado o Terceiro Seminário de Socialização de Projetos de Pesquisa como ocorreu nos anos anteriores, porém este ano acontecerá tudo virtualmente.

Segundo a estudante Emely Meztner de Souza do 2º ano do Ensino Médio Integral em Tempo Integral as aulas virtuais interativas está “sendo uma ótima forma de continuarmos aprendendo sem perder a essência do acolhimento que sentíamos nas aulas presenciais” e afirma que está amando este tipo de aula.

A escola entre suas estratégias tem se preocupado com aqueles estudantes que não estão tendo acesso à internet e nestes casos semanalmente é estabelecido um cronograma de entrega dos conteúdos e atividades impressas onde algum familiar do estudante retira na secretaria da escola, obedecendo as regras de higiene e segurança. Neste caso a escola estará atendendo na próxima segunda-feira dia 18 das 8 horas até 11horas e 30 minutos e das 16 horas até 19 horas.