Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

23º Fenatib abre período de inscrições. Interessados em participar têm até 31 de janeiro para encaminhar o que determina o regulamento.

O Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), abriu quarta-feira, dia 20 de novembro, o período de inscrições para o 23º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib). O evento tem a finalidade de difundir o teatro nacional, promover […]

Publicado em 21/11/2019 às 06:59


Foto: Sérgio Antonello / SMC


O Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), abriu quarta-feira, dia 20 de novembro, o período de inscrições para o 23º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib). O evento tem a finalidade de difundir o teatro nacional, promover intercâmbio entre artistas e o público, levar espetáculos de teatro às escolas, praças e salas de teatro. O regulamento pode ser encontrado no bloco de editais do site https://www.blumenau.sc.gov.br/governo/fundacao-cultural.

O evento é uma mostra não competitiva, aberta à participação de grupos teatrais de todo o Brasil, selecionados por uma comissão indicada pela organização do evento. O festival atinge, aproximadamente, 13 mil crianças e jovens a cada edição, além de contribuir para a formação de espectadores e despertar o gosto pelo teatro.

O 23º Fenatib acontecerá no período de 15 a 22 de maio de 2020 e compreenderá as seguintes atividades: apresentações dos espetáculos selecionados do Fenatib; 2ª Mostra de Teatro de Estudantes para Crianças e Jovens; 1º Mostra de Contação de Histórias e Lambe Lambe; 3º Seminário Nacional de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens – Tema: Visualidades no Teatro; Mostra de Banners (inscrição de trabalhos de pesquisa de professores sobre teatro para crianças e jovens; Encontro da Fibra – Organizadores de Festivais Internacionais para Crianças e Jovens no Brasil; debates sobre os espetáculos apresentados; e oficinas de teatro.

Apoio da comunidade
As apresentações dos espetáculos terão como palco o Teatro Carlos Gomes e a Secretaria Municipal de Cultura, entre outros espaços alternativos: praças, escolas, centro de convivência e clubes de serviços. “Uma das propostas desta edição é ampliar a descentralização das apresentações. Em conversa com o Coletivo Teatrando e com o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Elton Gomes, a presidente do Inarti, Maria Teresinha Heimann, que junto com a SMC coordena o festival, apresentou um novo modal de atividades”, lembrou o secretário de Cultura Rodrigo Ramos. “Estamos otimistas. Aproveitamos o lançamento do edital para pedir o apoio dos blumenauenses, principalmente do empresariado, para que nos ajude com a contribuição por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, que é a forma de viabilizar esse evento, um dos mais bem sucedidos na área do teatro brasileiro. Queremos continuar sendo referência. Contamos com o apoio da comunidade”.

O evento aprovado pelas leis de incentivo à cultura está na fase de capação de recursos. As empresas interessadas em patrocinar o festival podem fazer contato com o Instituto de Artes Integradas de Blumenau pelo telefone (47) 3035-6422.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Foto: Sérgio Antonello / SMC