Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

20 anos da Câmara Mirim de Blumenau são celebrados em sessão solene.

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira, no Plenário, uma Sessão Solene em comemoração aos 20 anos da Câmara Mirim de Blumenau. Estiveram presentes o presidente Marcelo Lanzarin (PSD), os vereadores Professor Gilson (PSD), Jens Mantau (PSDB), Adriano Pereira (PT), Alexandre Matias (PSDB) e Alexandre Caminha (PP), além do ex-presidente Deusdith de Souza, […]

Publicado em 29/11/2019 às 10:38


Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira, no Plenário, uma Sessão Solene em comemoração aos 20 anos da Câmara Mirim de Blumenau.

Estiveram presentes o presidente Marcelo Lanzarin (PSD), os vereadores Professor Gilson (PSD), Jens Mantau (PSDB), Adriano Pereira (PT), Alexandre Matias (PSDB) e Alexandre Caminha (PP), além do ex-presidente Deusdith de Souza, que presidia a Câmara quando foi criada a Câmara Mirim em Blumenau. Participaram da solenidade vários ex-presidentes e ex-vereadores mirins de legislaturas anteriores, além de outras autoridades, pais e professores.

O projeto Câmara Mirim foi criado pelo Decreto Legislativo Nº 382/1999, com o objetivo geral de promover a interação entre a Câmara Municipal de Blumenau e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Poder Legislativo Municipal. A primeira legislatura da Câmara Mirim de Blumenau foi instalada no ano 2000. Nesses 20 anos, mais de 300 alunos já representaram cerca de 85 escolas públicas e particulares da cidade.

A atual presidente da Câmara Mirim, Camila Coelho, que representa a Escola de Educação Básica Professor João Widemann, ressaltou que se não tivesse se candidatado à vaga de vereadora mirim, não seria a pessoa que é hoje. “Além de nos ensinar temas internos da Câmara Mirim, muito nos é ensinado sobre a vida, e a confiança em nós mesmos é um quesito muito frisado. Agradeço à Câmara Mirim pela experiência completa de como é ser um político”, disse.

A vereadora mirim da atual legislatura, Julia Hoffmann, que representa a Escola Barão do Rio Branco, disse que se sente honrada em fazer parte da 20ª legislatura da Câmara Mirim de Blumenau. “Gosto de dizer que a Câmara Mirim é uma escola de cidadania – que nos leva enxergar a cidade em que vivemos de um jeito diferente, além de nos ensinar sobre leis, direitos e deveres – e política, na busca de um consenso para o convívio em sociedade”.

Cornélio Pereira dos Santos falou em nome das escolas municipais de Blumenau. “Se esse pujante programa se mantém há tantos anos ajudando na formação dos nossos jovens é sinal do apreço e apoio que essa Casa vem dando ano após ano”, assinalou, parabenizando a Câmara de Vereadores.

Representando pais e responsáveis legais pelos vereadores mirins, Maike Hoffmann citou as responsabilidades e obrigações dos adolescentes que fazem parte do programa. Falou sobre a importância das formações, das visitas guiadas e das viagens. “Quantas oportunidades esse programa proporciona aos nossos filhos, dando a eles um novo conceito de política, de administração pública, valorizando o olhar para a sociedade como um conjunto. Afinal, esse programa é 100% político, porém 0% partidário” garantiu.

Alguns ex-vereadores mirins também utilizaram a tribuna. Taffarel Hostins, vereador mirim da legislatura de 2008, lembrou que no ano em que esteve na Câmara Mirim ocorreu a tragédia climática, e naquela ocasião os jovens mostraram sua força. “Os vereadores mirins daquela legislatura se reuniram na Câmara e buscaram auxiliar na reparação dos danos de suas escolas, além de permitir que os educandários pudessem armazenar os donativos que estavam chegando”, relatou.

Olga Vilella de Oliveira, vereadora mirim da legislatura de 2016, apontou que sua perspectiva e a visão sobre a cidade, além de sua postura cidadã, mudaram completamente após a experiência na Câmara Mirim. “Os adolescentes se sentem empoderados ao discursar na tribuna, ao participar das formações ou ao irem a Brasília para fazer parte do projeto Plenário Mirim. Isso faz muita diferença na percepção futura de cada um deles”, enfatizou, agradecendo à Câmara pela oportunidade de participar do programa.

Felipe Butzke, vereador mirim da legislatura 2014, que hoje é presidente do Conselho Municipal da Juventude, assegurou que o projeto forma jovens que depois se tornam adultos mais responsáveis com a sociedade. “Hoje falamos muito sobre o protagonismo juvenil, mas em nenhum lugar isso tem um significado tão puro quanto aqui na Câmara Mirim”.

Taciana Floriano, vereadora da legislatura 2003, agradeceu a oportunidade de voltar à tribuna da Casa, agora adulta. “A Câmara Mirim me ensinou a importância de tratar com responsabilidade assuntos coletivos e tomar decisões que impactam a vida de todos. Ver esse projeto vivo e funcionando através desses jovens me dá a esperança de tempos melhores”, sublinhou.

Vanessa Oeskler, vereadora mirim da legislatura 2001, também usou a tribuna e disse que hoje atua como professora de Matemática do IFSC, no campus Gapar. “Tudo que aprendi aqui levo hoje para meus alunos. Acredito que eu não preciso ser uma vereadora para fazer a diferença. Eu posso fazer a diferença nas minhas ações, nos projetos que desenvolvo, mostrando aos alunos o que é ser ético, ser cidadão”.

O ex-presidente Deusdith de Souza, que presidia a Câmara quando foi criada a Câmara Mirim em Blumenau, falou de sua satisfação em ver tantos ex-vereadores mirins hoje adultos e profissionais de sucesso. “O que ainda me instiga é ver um ex-vereador mirim ocupar uma cadeira de vereador adulto”, confessou. Ele lembrou que conheceu o projeto na Câmara Municipal de Salvador e trouxe a ideia para Blumenau. Ainda fez um agradecimento a todos que os sucederam na Mesa Diretora e na coordenação do projeto, permitindo que a Câmara Mirim prosperasse nesses 20 anos. Ele recebeu uma moção de louvor da Câmara de Vereadores por ter idealizado o projeto na cidade.

O vereador Alexandre Matias destacou a disponibilidade dos jovens para serem representantes de suas escolas na Câmara Mirim. “Com essa idade eles poderiam estar fazendo inúmeras outras atividades mas escolheram aprender, descobrir, se politizar. Pelos discursos dos ex-vereadores que falaram nesta noite, podemos ter a certeza de que esse projeto é um sucesso”.

O vereador Adriano Pereira lembrou do papel do vereador, que se aplica também aos vereadores mirins, de fiscalizar, legislar e ser porta-voz da população. “Que bom que vocês podem ser porta-vozes das escolas de vocês e têm a oportunidade de trazer à nossa Câmara de Vereadores ideias inovadoras que já foram até discutidas em Brasília”, recordou.

Já o vereador Alexandre Caminha falou da onda crescente de pessoas que utilizam de redes sociais para denegrir a classe política sem procurar conhecer o trabalho desenvolvido. Destacou a mudança que os jovens que conhecem as atribuições dos políticos podem fazer na sociedade, em especial os vereadores mirins. “Vocês farão parte desse movimento que já iniciou para mudar a política, que já vem mudando graças ao entendimento de vocês. Utilizem as ferramentas disponíveis para fazer sempre o bem”, pediu.

O vereador Professor Gilson, que também representou o vereador Bruno Cunha (PSB), proponente da homenagem, disse que acompanhou as atividades da Câmara Mirim e comprovou que é um programa essencialmente educacional. Afirmou ainda que o investimento em educação é a longo prazo e que acredita que em breve haverá um ex-vereador mirim entre os vereadores titulares da Casa. “Posso dizer com certeza que a Câmara Mirim é um programa acertado e deve ser continuado pelos próximos anos para que possamos ter ex-parlamentares mirins ocupando essas cadeiras”. Ele foi o responsável por entregar a moção de louvor pelos 20 anos do Programa Vereador Mirim à coordenação mirim na Câmara.

O presidente Marcelo Lanzarin falou de seu orgulho por ser presidente da Casa no momento de homenagear o programa Vereador Mirim pelos seus 20 anos. “São 20 anos de um trabalho fantástico que tem dado frutos e colocado mais uma vez Blumenau como uma referência política para o nosso país”. Lanzarin ainda falou sobre o desafio de exercer a função política nos dias atuais e pediu para que todos os vereadores mirins lutem pela honra da atividade parlamentar, feita sempre de maneira correta e ética.

Socorro Maria Gonçalves Foster, gerente de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação, parabenizou todos os atuais e ex-vereadores mirins pelo compromisso demonstrado e pelo trabalho desenvolvido. “Esse programa sem dúvida faz a diferença na vida de cada um que por ele passa. É uma experiência única, e desejamos que possam levar todo esse aprendizado e maturidade para a vida de vocês”.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Oscar Grottmann Filho, relembrou o protagonismo do ex-presidente Deusdith de Souza ao criar a Câmara Mirim e outras inovações para a época. Também disse que a Câmara Mirim de Blumenau tem sido “um programa de formação cidadã e cívica, que faz com que os jovens que por ela passam tenham em sua índole um cerne político”.

Wagner Schanaider, assessor do Programa Vereador Mirim, disse que as palavras orgulho e gratidão resumiam todos os sentimentos da noite de homenagens. Fez agradecimentos a todos os envolvidos na criação e manutenção do programa durante esses 20 anos, além da sociedade que apoia a Câmara Mirim e aos formadores que doaram seu tempo para capacitar os mirins.

Ele apresentou ainda o selo dos Correios, comemorativo aos 20 anos da Câmara Mirim de Blumenau, que a Câmara de Vereadores vai utilizar em suas correspondências, levando o nome do projeto para vários cantos do país. Falou também do vídeo-documentário feito por ocasião dos 20 anos do programa, que ficará disponível nas redes sociais do Poder Legislativo. Wagner ainda convidou todos os presentes, ao final da solenidade, para o descerramento das placas da galeria dos ex-presidentes mirins, que vão eternizar a imagem daqueles que lideraram as Mesas Diretoras da Câmara Mirim. “Vida longa ao programa Vereador Mirim”, finalizou.

A sessão solene será reprisada pela TV Legislativa neste domingo (01), às 23 horas, no canal 14 da Net. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB